2020
out
02
Geral

30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente é tema de mesa-redonda do curso de Direito

O curso de Direito realiza, na próxima quinta-feira (08), às 19h, mesa-redonda on-line que debate os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Segundo o coordenador do curso, Wallace Carvalho, o encontro busca aprimorar formação profissional dos alunos, buscando desenvolver habilidades e competências para além dos ambientes tradicionais da escola.

O evento conta com a participação do professor da PUC Minas e da UFMG, José Luiz Quadros de Magalhães, da diretora de Relações Institucionais da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Heloísa Helena Oliveira e da advogada criminalista e mestre em Direito Penal (PUC Minas). O bate-papo será mediado pela docente Angélica Barroso Bastos.

Segundo Angélica, o Estatuto da Criança e do Adolescente representou uma mudança de paradigma com relação aos direitos infanto-juvenis, adotando o primado da proteção integral, e reconhecendo-os como sujeitos de direitos. “Ao completar 30 anos, necessário se faz analisar suas conquistas e também os desafios ainda a percorrer para a verdadeira efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil”, afirma.

O ECA

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sancionado em 13 de julho de 1990, é o principal instrumento normativo do Brasil sobre os direitos da criança e do adolescente. O ECA incorporou os avanços preconizados na Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas e trouxe o caminho para se concretizar o Artigo 227 da Constituição Federal, que determinou direitos e garantias fundamentais a crianças e adolescentes (ECA, 2019).

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema