2009
jul
16

Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste comemora 20 anos

Academia de Ginástica

Envolta em um clima contagiante de entusiasmo, saúde e animação, a Academia de Ginástica e Trampolins do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) comemora, neste semestre, 20 anos de atuação no Vale do Aço. Criada como projeto de extensão do curso de Educação Física, a Academia atende crianças da comunidade desde 1989, colecionando premiações e histórias de superação e vitória. O aniversário reforça as comemorações pelos 40 anos de trajetória do Unileste na região.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Flávia Costa, além de estimular os jovens ao desenvolvimento de importantes qualidades físicas e psicomotoras, tais como força, flexibilidade, agilidade, equilíbrio e noções de tempo e espaço, a ginástica proporciona ganhos no aspecto afetivo-social, aumentando a autoestima e a autoconfiança de seus praticantes. “Os benefícios são visíveis, principalmente no que diz respeito à socialização e ao desenvolvimento de traços de personalidade como ação, disciplina, responsabilidade e coragem”, ressalta a professora.

Atualmente, 85 crianças compõem o quadro de alunos do projeto, que recebe novos participantes semestralmente. Aos pais interessados em integrar seus filhos em atividades de ginástica, a Academia abre inscrições a partir da primeira semana de agosto, para crianças dos seis aos 12 anos. Outras informações sobre as atividades podem ser obtidas no campus do Unileste em Coronel Fabriciano, às segundas e sextas-feiras, de 8h às 10h e de 15h às 18h. Os participantes da Academia de Ginástica e Trampolins contribuem com a quantia simbólica de R$ 35 por semestre.

Atividades
Para garantir uma aprendizagem eficaz e segura da ginástica, as turmas possuem no máximo 20 alunos, que praticam ginástica acrobática, ginástica artística (com ênfase na ginástica de solo e salto sobre o cavalo), ginástica geral (com a criação de apresentações coreografadas que mesclam ginástica, dança, jogos e cultura popular), ginástica de trampolim, além de atividades circenses como malabarismo, mímica, equilibrismo e contorcionismo. Todas as atividades são supervisionadas por professores que determinam o nível técnico de cada ginasta e os destinam às turmas com participantes em nível semelhante.

Além do trabalho desenvolvido pela professora Flávia Costa, mestre em Educação Física, a Academia conta com o suporte de Nelimar Moura, especialista em treinamento personalizado, e de acadêmicos do último período do curso de Educação Física, que atuam como estagiários sob a supervisão de docentes do curso. Recentemente, uma amostra do trabalho realizado na Academia pôde ser conferida no palco do Teatro João Paulo II, com o espetáculo ‘Da Platéia para o Palco’. “A realização do evento veio coroar a dedicação desses jovens e de todos os envolvidos nos projetos de extensão do Unileste, que beneficiam a comunidade e transformam seus participantes em divulgadores da importância da atividade física para o bem estar humano”, finaliza Tasso Guerra, coordenador do curso.

Publicado por Tiago Mendes

Notícias Recentes

06 maio 2024
Educação Católica: Fermento de Fraternidade para um Mundo Mais Unido
06 maio 2024
Avaliação Institucional 2024.1 
02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano