ago

Aluna de Jornalismo do Unileste edita jornal voltado para a terceira idade

Terceira idade

A população do Vale do Aço já pode contar com um veículo de comunicação voltado, exclusivamente, à terceira idade. Criado pelo Movimento da Terceira Idade de Ipatinga, o ‘Jornal Vida Ativa’ acaba de ser lançado, sob redação e edição da estudante Ana Paula Vasconcelos, matriculada no oitavo período do curso de Comunicação Social/Jornalismo do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG).

Segundo Ana Paula, a publicação tem como preocupação editorial a discussão de assuntos importantes ao cotidiano do idoso, passando por temas como saúde e bem estar, qualidade de vida, lazer, direitos e deveres na terceira idade, turismo e atualidades. “Utilizando uma linguagem simples e direta, queremos despertar neste público o gosto pela leitura, facilitando seu acesso a informações essenciais ao seu dia a dia”, afirma.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de idosos no país cresceu 47,8% na última década, índice bastante superior aos 21,6% apurados sobre a população brasileira total no mesmo período. E a Síntese de Indicadores Sociais do Instituto aponta que esse aumento se deve, principalmente, a menor taxa de mortalidade em função dos avanços da medicina e de um maior acesso à informação por meio dos veículos de comunicação.

“Mais que propor reflexões, instigando o desenvolvimento de visões críticas entre seus leitores, o ‘Jornal Vida Ativa’ busca ressaltar o papel social e cultural dos idosos, além de muni-los de informações que possam ser traduzidas em alterações comportamentais no sentido do aumento de sua qualidade de vida”, completa a estudante. Outras informações sobre a publicação podem ser obtidas pelo correio eletrônico jornalvidaativa@yahoo.com.br.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023