Alunos de Administração estimulam doação de órgãos no Vale do Aço

Conscientização

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, e disseminar informações acerca da insuficiência renal, alunos e professores do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) promoverão, na próxima quarta-feira (12/5), às 19h, o Seminário De Insuficiência Basta a Doença, no Auditório Padres do Trabalho, campus de Coronel Fabriciano.

O evento faz parte das ações de consultoria realizadas por alunos do 5º período do curso de Administração do Unileste, em atendimento à Associação dos Portadores de Insuficiência Renal do Vale do Aço (Apirva). O projeto consiste em auxiliar instituições do terceiro setor no que diz respeito ao gerenciamento, sustentabilidade e aprimoramento de suas atividades operacionais, por meio de ações desenvolvidas pelos próprios acadêmicos.

“Com o Seminário, além de favorecer a conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos, queremos divulgar a atuação social da Apirva e recolher donativos para suprimento do trabalho da instituição”, destaca a aluna Valdirene Louzada. O evento é aberto ao público e tem como alvo estudantes e profissionais da área de Saúde do Vale do Aço, além de pacientes portadores de insuficiência renal e seus familiares.

Os interessados em participar poderão efetuar inscrições pelo e-mail consultoriarever@gmail.com ou pelos telefones (31) 3823-8300 e (31)8724-0872. Os organizadores solicitam que cada inscrito doe, pelo menos, um quilo de alimento não perecível. “Se cada um dos participantes compreender a causa e atuar como multiplicador da mesma, já teremos dado um grande passo em auxílio às ações da Apirva”, completa Valdirene.

Amparo
Localizada no bairro Bela Vista, em Ipatinga, a Apirva se dedica ao amparo de pacientes diagnosticados com insuficiência renal e seus acompanhantes, realizando doações de alimentos e remédios, proporcionando transporte aos locais de tratamento, assistência jurídica, atividades de apoio psicológico e terapia ocupacional.

Marlene Chaves, que acompanha o marido portador de insuficiência renal, relata que, através da Associação aprendeu técnicas de artesanato que hoje garantem uma fonte de renda para a sua família. “Eu ficava ociosa enquanto ele fazia hemodiálise. Na Apirva consigo me distrair e aprender coisas novas. Hoje vendo panos de prato, bijuterias, e até já fui convidada para fazer peças e expor em uma loja”, conta.

Para a psicóloga Simone Cristine Rocha, voluntária da Associação, “atividades como as oficinas de artesanato transformam o tratamento em uma experiência menos pesada e difícil para os pacientes e suas famílias, favorecendo o aumento da autoestima e os distraindo do problema constante em que a doença e seu tratamento se transformam”, explica.

Por meio da Apirva, portadores de insuficiência renal participam de oficinas de pintura durante as sessões de hemodiálise, que, em geral, acontecem de duas a três vezes por semana. “Esse trabalho é muito importante porque, às vezes, o tratamento é muito triste”, afirma Ivone Tavares, que faz hemodiálise há um ano.

Solidariedade
Na visão de Betinna Tassis, professora que orienta o trabalho de consultoria desenvolvido pelos alunos, “além de proporcionar a aplicação prática dos conteúdos teóricos transmitidos, experiências como esta favorecem o desenvolvimento de um sentido mais aguçado de solidariedade e responsabilidade social”, relata.

Além da aluna Valdirene Louzada, os estudantes de Administração Kátia Begati, Nílbia Helena, Janaíne Barcelos, Patrícia Garcia e Silvana Saade também têm atuado na Apirva, por meio da disciplina Laboratório de Desenvolvimento Empresarial I.

Atualmente, a Associação dos Portadores de Insuficiência Renal do Vale do Aço se mantém por meio de doações e através do trabalho constante de 20 profissionais voluntários. Os interessados em apoiar o trabalho da instituição poderão fazer contato pelo telefone (31) 3823-9543 ou pelo e-mail apirva@gmail.com.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023