Alunos de Direito visitam penitenciária modelo

Trabalho

Com a proposta de ampliar as discussões acadêmicas para além das salas de aula, o curso de Direito do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) realiza amanhã (10/6) uma visita técnica à Penitenciária Dênio Moreira Carvalho, na cidade de Ipaba, Minas Gerais. Acompanhados dos professores Fernando Celso Gardesani e Renata Cristina Santos, que ministram as disciplinas Direito Penal I, II, III e IV, cerca de 70 alunos participarão da atividade.

A visita, que tem início às 7h30, tem como objetivo a familiarização dos estudantes com a realidade carcerária brasileira. “Esta é uma excelente oportunidade para que os estudantes conheçam, na prática, uma penitenciária que é referência no cumprimento da lei de execução penal. Realidade que, infelizmente, é bem diferente das demais penitenciárias do país”, ressalta a professora Renata Cristina Santos.

Referência nacional
Considerada modelo nacional no processo de ressocialização de presos, a Penitenciária Dênio Moreira Carvalho, em Ipaba, tem capacidade para 348 detentos e desenvolve uma extensa frente de trabalho, viabilizada por parcerias com empresas da região. Em média, 86,2% dos presos trabalham nas áreas da marcenaria, tornearia mecânica, padaria, lavanderia industrial, fabricação de uniformes, serralheria, criação de gado, fabricação de tijolos ecológicos e reciclagem, enquanto 45,9% dos detentos dão continuidade aos seus estudos, matriculados no ensino médio ou fundamental.

Tais números tornam-se ainda mais significativos quando se considera que as 45 unidades prisionais de Minas abrigam cerca de 18 mil detentos, dos quais apenas 19,44% trabalham e 27,77% estudam. Diante disso, em 2008, a Penitenciária Dênio Moreira foi apontada como uma das dez melhores unidades prisionais do país pelo relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Carcerária, deputado Domingos Dutra.

06 maio 2024
Avaliação Institucional 2024.1
02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano