2010
jun
14

Alunos de Enfermagem e Fisioterapia promovem conscientização sobre Saúde do Homem

Conscientização

Dando continuidade aos trabalhos de conscientização para a Saúde Sexual no Bairro Mangueiras, professores e alunos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) promovem, nesta terça-feira (15), uma tarde de ações educativas na Escola Nicanor Ataíde, em Coronel Fabriciano. Desta vez, além de temas como contracepção e doenças sexualmente transmissíveis, os universitários disseminarão informações específicas sobre a saúde do homem, abordando a importância da prevenção de doenças como o câncer de pênis e o câncer de próstata.

De acordo com Vitória Augusta Pires, professora do curso de Enfermagem e uma das orientadoras da atividade, a proposta de conscientização voltada para o público masculino atende à necessidade da difusão de informações que favoreçam o autoconhecimento e o acesso dos homens aos serviços de saúde disponíveis. Nesta terça-feira, participarão da atividade alunos matriculados nas séries diurnas da Escola Nicanor Ataíde e estudantes do Programa Educação para Jovens e Adultos (EJA), do turno noturno.

“É importante que os jovens obtenham informações sobre sua saúde sexual, porque parte dos sintomas que caracterizam doenças graves como o câncer de pênis e o câncer de próstata podem ser detectados ainda na adolescência, alcançando um estágio mais avançado apenas na idade adulta. Acreditamos que o acesso à informação hoje favorecerá a prevenção destes problemas entre os homens adultos de amanhã”, destaca a professora Vitória.

Informação para a prevenção
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Embora seja considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, especialistas afirmam que a prevenção do mesmo depende de uma mudança de comportamento que favoreça a diminuição do preconceito entre os homens.

“É importante que os jovens obtenham informações sobre sua saúde sexual, porque parte dos sinais e sintomas que caracterizam doenças graves como o câncer de pênis podem iniciar ainda na adolescência, em função de tratamentos inadequados ou da falta de tratamento das DST´s, alcançando um estágio mais avançado na idade adulta.. Acreditamos que o acesso à informação hoje favorecerá a prevenção destes problemas entre os homens adultos de amanhã”, destaca a professora Vitória.

Embora ocorra em proporções muito menores, o câncer de pênis, por sua vez, exige atenção para que a detecção precoce favoreça a eficácia do tratamento. Como forma de prevenção, ao fazer a higiene íntima, os homens devem realizar o autoexame do pênis, observando perda de pigmentação ou manchas esbranquiçadas; feridas e caroços que não desapareceram após tratamento médico; tumoração no pênis e/ou na virilha (ínguas); inflamações de longo período com vermelhidão e coceira, principalmente nos portadores de fimose. Ao observar qualquer um desses sinais, é necessário procurar um médico imediatamente.

União de saberes
Segundo Crístian de Souza Freitas, professor do curso de Fisioterapia, que também atua como orientador do projeto de conscientização para a Saúde Sexual, ações como esta se desenvolvem em atendimento a demandas percebidas na população, tanto através de encaminhamentos feitos pelas unidades de saúde da região, quanto por meio da solicitação de membros da comunidade, grupos sociais ou instituições.

“A convivência dos universitários de Fisioterapia e Enfermagem na Unidade de Saúde do Bairro Mangueiras motivou a realização de uma ação social envolvendo saberes diferentes. Acredito que, além de beneficiar a comunidade, a experiência será enriquecedora para os estudantes das duas áreas”, completa o professor.

Publicado por Tiago Mendes

Notícias Recentes

06 maio 2024
Avaliação Institucional 2024.1 
02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023