Alunos de Enfermagem e Nutrição participam de ação especial em comemoração ao Dia das Mães

Atendimento

A comemoração do Dia das Mães, em Coronel Fabriciano, ganhará um toque todo especial. A convite das secretarias de Saúde e Assistência Social, alunos dos cursos de Enfermagem e Nutrição do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) participam, nesta sexta-feira (7/5), de um dia de ação social no Centro Comunitário Morada do Vale, no Bairro Caladinho, e na Unidade Básica de Saúde, do Centro da cidade. As atividades contarão com diversas ações: palestras educativas, serviços gratuitos de saúde e de beleza, além de sorteio de brindes e apresentação cultural.

De acordo com a gerente de Atenção à Saúde, Fernanda Gama, além de uma homenagem às mães, a ação representa um momento oportuno para despertar o interesse das mulheres para um maior cuidado com a saúde. “Temos que aproveitar esta data em que a atenção está voltada para a mulher, para sensibilizá-las sobre o cuidado com a saúde e o próprio corpo”, aponta.

Beleza e saúde
Na Unidade de Saúde do Centro, de 9h às 11h30, a mamães contarão com uma manhã de lazer, beleza, relaxamento e educação para a saúde. No local, as estagiárias da disciplina Estágio Supervisionado III, de Enfermagem, sob orientação da professora Jussara Bottô, prestarão serviços de aferição da pressão arterial e orientações sobre o exame preventivo do câncer de mama e do câncer do colo do útero, higiene geral, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de verminoses.

Também estão previstos serviços gratuitos de beleza como pintura das unhas, massagem facial, exercícios de alongamento, modelagem de sobrancelhas, além de atividades lúdicas e distribuição de sachês produzidos pelas próprias estudantes. A atividade contará com o envolvimento das estagiárias Alanna Magalhães Lott, Aline Roque, Keila Regina Lage, Sabrina Oliveira Lopes e Silvana Fernandes Xavier.

“Nosso interesse é que as mães tenham vontade de cuidar de sua beleza e principalmente da saúde. A expectativa é que elas aproveitem essa oportunidade e venham participar desse dia preparado especialmente para elas”, comenta a estagiária do 7º período do curso, Alanna Magalhães Lott.

Alimentação saudável
No Centro Comunitário Morada do Vale, no Bairro Caladinho, a ação acontece de 14h às 17h30, e contará com palestras, serviços gratuitos de saúde, sorteio de brindes e apresentação cultural dos alunos do Pró-Jovem Adolescente.

Na oportunidade, as estagiárias Elieth Fonseca e Viviane Silveira, do curso de Nutrição, sob a coordenação da professora Ana Laura Grossi, prestarão serviços de pesagem, medição do Índice de Massa Corporal (IMC), além de dicas sobre hábitos alimentares saudáveis às mamães presentes. “Por meio de orientações simples, buscamos despertar nas mulheres atendidas a necessidade de mudanças nos hábitos alimentares para a sua melhor qualidade de vida”, explica a professora.

A estudante Elieth Flávia Fonseca, do 7º período, adianta que durante a atividade também serão repassadas orientações nutricionais que auxiliam no tratamento estético. “Elaboramos um folder simples com dicas de alimentação saudável e seus benefícios para a beleza da mulher. Desta forma, destacamos que, mais do que a silhueta perfeita de um corpo, a beleza é o reflexo de um organismo em equilíbrio, com saúde física, mental e emocional”, comenta a estudante.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023