jun

Alunos de Fisioterapia colocam Sexualidade em pauta na Escola Nicanor Ataíde

Atendimento

Colocando em prática mais uma das atividades de campo da disciplina Estágio em Saúde Coletiva, o curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) promove, na próxima terça-feira (8/6) a terceira etapa do projeto Conscientização para a Saúde Sexual e Sexualidade na Escola Nicanor Ataíde, no Bairro Mangueiras, em Coronel Fabriciano. O objetivo da atividade é reunir cerca de 210 alunos, dos 10 aos 15 anos de idade, em torno da discussão de temas como comportamento sexual e doenças sexualmente transmissíveis.

De acordo com o professor Crístian de Souza Freitas, coordenador da disciplina, o projeto teve início no mês de maio, com a realização de uma pesquisa para coleta de dúvidas e curiosidades manifestadas pelos alunos da escola. A partir dos resultados, a segunda etapa do projeto foi realizada entre os dias 31/5 e 2/6, através da distribuição de informativos sobre Saúde Sexual e Sexualidade entre os estudantes. “Agora, de 8 a 15 de junho, passaremos à formação de grupos de discussão, para que os alunos possam compartilhar o que entenderam das informações que transmitimos, tirem dúvidas e reflitam sobre o assunto”, explica Crístian.

As atividades do Estágio em Saúde Coletiva do curso de Fisioterapia se desenvolvem em atendimento a demandas percebidas na comunidade, tanto através de encaminhamentos feitos pelas unidades de saúde da região, quanto por meio da solicitação de membros da comunidade, grupos sociais ou instituições. Na Escola Nicanor Ataíde, além dos alunos matriculados nas séries diurnas, também serão envolvidos no projeto os participantes do Programa Educação para Jovens e Adultos (EJA), do turno noturno.

Orientação precoce
Na visão do professor Crístian, a proposta de conscientização colocada em prática pelo curso de Fisioterapia atende ao contexto de iniciação da vida sexual dos adolescentes. “Já que o início da prática sexual tem sido precoce, é preciso que façamos também uma orientação precoce sobre o tema junto aos jovens”, afirma.

Antes de alcançar o campo de Estágio em Saúde Coletiva, os estudantes de Fisioterapia estudam e vivenciam, durante o curso, fatores capazes de interferir no bem estar e na saúde da população como um todo. Ao trabalhar com gestantes na Unidade de Saúde do Bairro Mangueiras, por exemplo, os universitários perceberam a presença de mães muito jovens, o que despertou no grupo a ideia de implantação do projeto.

Para desenvolvimento da atividade, os estudantes de Fisioterapia têm contado com a participação de alunos do curso de Enfermagem, também atuantes em atividades de estágio na Unidade de Saúde do Mangueiras. “A convivência desses alunos na Unidade de Saúde motivou a realização de uma ação social envolvendo saberes diferentes. Acredito que, além de beneficiar a comunidade, a experiência será enriquecedora para os estudantes das duas áreas”, completa o professor.

Jovens grávidas
Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 1,1 milhão de adolescentes engravidam por ano no Brasil, e este número continua crescendo. O índice de adolescentes e jovens brasileiras grávidas é, hoje, 2% maior do que na última década, e as meninas de 10 a 20 anos respondem por 25% dos partos feitos no país, de acordo com o Ministério da Saúde.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023