Alunos do Colégio Adventista visitam mostras de Mineralogia e Petrologia do Museu Padre De Man

Museu

Na manhã desta quarta-feira (2/9), o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) recebe a visita de 39 alunos do Colégio Adventista, de Ipatinga. Os estudantes participarão de uma excursão guiada às mostras de Mineralogia e Petrologia do Museu Padre Joseph Cornelius Marie De Man, e serão presenteados com a cartilha ‘Berilo: os minerais na nossa vida’, produzida com apoio da Fundação Geraldo Perlingeiro de Abreu (FGPA), e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemig), por meio do Programa de Popularização da Ciência.

“Os museus não podem ser concebidos como lugar de coisas velhas, como manda o senso comum, mas sim como espaços destinados ao conhecimento, mantendo constante aproximação com a comunidade”, afirma o professor Renato Lacerda, pesquisador do Museu Padre De Man. Fruto de uma proposta multidisciplinar, desenvolvida por professores dos cursos de História, Computação – Sistemas de Informação e Geografia, a cartilha foi elaborada em conjunto com um software educativo na mesma temática, com o objetivo de facilitar o estudo dos minerais entre alunos dos 9 aos 12 anos. Além das salas de Mineralogia e Petrologia, os estudantes terão acesso ao acervo de fotografias e objetos referentes ao processo de fundação e desenvolvimento do Centro Universitário.

“A história institucional do Unileste guarda muito da história social das populações do Vale do Aço. Parte considerável da qualificação profissional da região passou e passa por aqui, e o Museu Padre De Man facilita a socialização desta memória com o público”, completa o pesquisador. Estudantes e escolas interessadas em conferir as mostras disponíveis no Museu Padre De Man poderão agendar horários na Assessoria de Eventos do Unileste, pelo telefone (31) 3846-5531 ou pelo e-mail eventos@unileste.edu.br.

Histórico
Situado em um espaço tombado pelo patrimônio histórico da cidade de Coronel Fabriciano, o prédio do Museu Padre De Man foi construído no início da década de 1970, com projeto arquitetônico inovador para a época, em forma de circunferência.

A personalidade que dá nome ao museu, Padre Joseph Cornelius Marie De Man, nasceu em 1927, em Woerden, na Holanda. Sacerdote da Congregação Padres do Trabalho, fundou a primeira instituição de ensino superior do Vale do Aço, a Universidade do Trabalho (hoje Unileste-MG), favorecendo a profissionalização da classe operária. Em reconhecimento a seus serviços pela sociedade, recebeu o título de Cidadão Honorário das cidades de Coronel Fabriciano e Conselheiro Lafaiete, além da Medalha da Inconfidência, mais alta comenda concedida pelo governo de Minas Gerais.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023