Alunos do Unileste expõem no Instituto Cultural Usiminas

Video-instalação ‘Re-ações’

A partir desta segunda-feira, 10 de agosto, até a sexta-feira (14), produções de alunos dos cursos de Comunicação Social/ Publicidade e Propaganda e Ciências Contábeis do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) estarão em cartaz no foyer do Teatro do Instituto Cultural Usiminas, no Shopping do Vale do Aço. Entre os trabalhos apresentados pela exposição coletiva ‘2X2′, os alunos participam com a video-instalação ‘Re-ações’, de autoria dos estudantes Franklim Drumond, Karina Schneider e Thiago Vaz, ator da Cia. Bruta de Teatro. A Mostra pode ser conferida no horário de 18h às 22h, com entrada franca.

De acordo com Thiago Vaz, a obra tem como objetivo a construção de diálogos entre as linguagens cênica, audiovisual e fotográfica, provocando uma observação sobre o espaço cotidiano e nosso processo de recepção e expressão de emoções. “A video-instalação busca abordar o dia a dia de forma direta, mostrando a identificação do indivíduo com a linguagem artística que transpõe as atividades rotineiras, e que todos nós fazemos ou já fizemos diante do espelho”, afirma. Neste sentido, o banheiro duplicado, que compõe a obra, cria um espaço lúdico-reflexivo, concebido para provocar percepções sobre as possibilidades criativas que cercam o indivíduo, possibilitando a criação dramática.

O trabalho de vídeo-arte foi produzido em atendimento à disciplina Linguagens Audiovisuais, ministrada pelo Professor William Trevizani, do curso de Publicidade e Propaganda do Unileste. Os alunos contaram, ainda, com a orientação do professor Rodrigo Cristiano e com o apoio do Depósito Odelot. “A vídeo-instalação potencializou nosso trabalho de vídeo-arte, que agora se transformou num instrumento muito mais provocativo, através do qual o público é chamado a completar a obra. Há questionamentos cujas respostas estão em um simples olhar crítico. Para toda ação há sempre várias ‘re-ações'”, completa Thiago.

A exposição coletiva ‘2×2′ faz parte da Mostra Cultural promovida pelo Movimento Cultural do Vale do Aço. O evento conta com apoio da Usiminas e da Prefeitura Municipal de Ipatinga.

06 maio 2024
Educação Católica: Fermento de Fraternidade para um Mundo Mais Unido
06 maio 2024
Avaliação Institucional 2024.1