Ambulatório do Unileste participa da imunização contra Influenza A (H1N1)

O Ambulatório de Práticas de Saúde do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) está engajado na campanha nacional de imunização contra o vírus Influenza A (H1N1). A vacinação é gratuita e tem se desenvolvido a partir do cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, que pretende imunizar 91 milhões de pessoas em todo país.

Seguindo o cronograma, de 22 de março até o dia 2 de abril, gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos de idade, e portadores de doenças crônicas, até os 60 anos, poderão se vacinar comparecendo ao Ambulatório do Unileste, no campus de Coronel Fabriciano, de segunda a sexta-feira nos horários de 8h30 às 12h e de 13h às 17h. Os interessados deverão apresentar carteira de identidade e carteirinha de vacinação.

Já no período de 5 a 23/4, o público-alvo da vacinação passa a ser os adultos saudáveis, na faixa etária dos 20 aos 29 anos. “Com o objetivo de intensificar os atendimentos e facilitar a divulgação da campanha, consideramos o dia 10 de abril como o Dia D da vacinação. Nesta data o Ambulatório do Unileste estará aberto à população no horário de 7h30 às 12h”, detalha Natália Marçal, enfermeira da Instituição.

Para os idosos com problemas crônicos, com mais de 60 anos de idade, a vacinação será realizada junto com a campanha anual contra a gripe comum, no período de 24 de abril a 7 de maio. E, finalizando a temporada de imunização, os dias 10 a 21/5 ficarão reservados para o atendimento de pessoas dos 30 aos 39 anos de idade. As gestantes continuarão sendo atendidas no decorrer de todo o cronograma de vacinação.

Prevenção
A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda, transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de contato com secreções respiratórias de infectados. “A maneira mais eficaz de se prevenir contra a doença é a vacinação. Ao se vacinar, a pessoa passa a ter proteção (anticorpos) e torna-se imunizada. Entretanto, é importante ressaltar que a vacina é contra-indicada para quem apresenta algum histórico de reação anafilática a ovo”, destaca Natália.

Outras medidas que podem ajudar a evitar a doença são a higienização frequente das mãos, com água e sabão; a utilização de lenços de papel descartáveis; a proteção da boca e do nariz ao tossir ou espirrar; e a manutenção da ventilação nos ambientes (sobretudo nos casos de aglomeração).

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023