dez
Geral

Artigos de acadêmicos da Eng. Civil ficam entre os melhores em Simpósio e serão publicados em revistas internacionais

Dois artigos de acadêmicos do curso de Engenharia Civil do Unileste ficaram entre os melhores “fast track”, apresentados no Simpósio Internacional de Gestão, Projetos, Inovações e Sustentabilidade (Singep), que aconteceu on-line, em outubro. A categoria “fast track” é voltada para trabalhos considerados de fácil rastreio e com grande potencial para serem publicados em revistas internacionais renomadas na área de gestão de projetos, inovação e sustentabilidade. Os artigos serão submetidos às revistas: Journal of Urban Technologyand Sustainability e Latin American Journal ofManagement for Sustainable Development, ainda este mês.

O primeiro projeto titulado “Estudo da aplicação do rejeito de minério de ferro como agregado miúdo para a produção de concreto”, mostrou como o resíduo de minério de ferro pode substituir a areia na produção de concreto na construção civil, de forma sustentável e econômica. Esse trabalho, desenvolvido pelos estudantes do 8° período: Khayron Linhares Souza; Kelvin da Silva Bertoldo e Anna Beatriz de Araújo, orientado pelo docente Lucas Pinto de Carvalho, será submetido a revista Journal of Urban Technologyand Sustainability – voltada para pesquisadores e profissionais que atuam na área de Tecnologia e Sustentabilidade.

Segundo a discente, Anna Beatriz de Araújo, uma das autoras do estudo, é muito satisfatório ter um artigo aprovado em um evento internacional, ainda mais, com uma pesquisa elaborada no Vale do Aço. “A aprovação do artigo nos mostra que o assunto sustentabilidade vem ganhando grande importância no mercado de trabalho, e foi um grande feito, que o curso de Engenharia Civil nos proporcionou, agradecemos a Instituição e, em especial, ao nosso professor, Lucas, que nos orientou nesse projeto, pois trata-se de uma conquista muito importante para a nossa vida acadêmica, profissional e para a construção civil”, destaca.

Já o segundo artigo, desenvolvido pelos docentes Fabrício Moura Dias e Lucas Pinto de Carvalho, e pelo estudante Lucas de Almeida Machado, abordou “A utilização do resíduo dregs obtido no processo kraft da indústria de celulose como agregado alternativo para a manufatura da argamassa”. Os autores transformaram o resíduo de celulose gerado em indústrias em argamassa sustentável, visando a redução do impacto ambiental, melhorando as condições sociais da sociedade e propiciando economia para a empresa e seus colaboradores.

Esse trabalho será publicado na Latin American Journal ofManagement for Sustainable Development, importante veículo de pesquisas científicas sólidas sobre sustentabilidade empresarial e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto latino-americano. O docente, Lucas, informou que ambos projetos foram desenvolvidos nos laboratórios do curso de Eng. Civil no Unileste, em Coronel Fabriciano.

Para o coordenador da graduação, Fabrício Moura Dias, “a aprovação dos artigos em um evento de abrangência internacional, além de oportunizar aos envolvidos fazerem novas conexões profissionais e adquirirem experiência, desenvolve metodologias que fomentam progressos para a realidade regional e propicia o engajamento de estudantes e professores na elaboração e execução de projetos científicos e de investigação”, conta.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024