2022
dez
05
Geral

Artigos de acadêmicos da Eng. Civil ficam entre os melhores em Simpósio e serão publicados em revistas internacionais

Dois artigos de acadêmicos do curso de Engenharia Civil do Unileste ficaram entre os melhores “fast track”, apresentados no Simpósio Internacional de Gestão, Projetos, Inovações e Sustentabilidade (Singep), que aconteceu on-line, em outubro. A categoria “fast track” é voltada para trabalhos considerados de fácil rastreio e com grande potencial para serem publicados em revistas internacionais renomadas na área de gestão de projetos, inovação e sustentabilidade. Os artigos serão submetidos às revistas: Journal of Urban Technologyand Sustainability e Latin American Journal ofManagement for Sustainable Development, ainda este mês.

O primeiro projeto titulado “Estudo da aplicação do rejeito de minério de ferro como agregado miúdo para a produção de concreto”, mostrou como o resíduo de minério de ferro pode substituir a areia na produção de concreto na construção civil, de forma sustentável e econômica. Esse trabalho, desenvolvido pelos estudantes do 8° período: Khayron Linhares Souza; Kelvin da Silva Bertoldo e Anna Beatriz de Araújo, orientado pelo docente Lucas Pinto de Carvalho, será submetido a revista Journal of Urban Technologyand Sustainability – voltada para pesquisadores e profissionais que atuam na área de Tecnologia e Sustentabilidade.

Segundo a discente, Anna Beatriz de Araújo, uma das autoras do estudo, é muito satisfatório ter um artigo aprovado em um evento internacional, ainda mais, com uma pesquisa elaborada no Vale do Aço. “A aprovação do artigo nos mostra que o assunto sustentabilidade vem ganhando grande importância no mercado de trabalho, e foi um grande feito, que o curso de Engenharia Civil nos proporcionou, agradecemos a Instituição e, em especial, ao nosso professor, Lucas, que nos orientou nesse projeto, pois trata-se de uma conquista muito importante para a nossa vida acadêmica, profissional e para a construção civil”, destaca.

Já o segundo artigo, desenvolvido pelos docentes Fabrício Moura Dias e Lucas Pinto de Carvalho, e pelo estudante Lucas de Almeida Machado, abordou “A utilização do resíduo dregs obtido no processo kraft da indústria de celulose como agregado alternativo para a manufatura da argamassa”. Os autores transformaram o resíduo de celulose gerado em indústrias em argamassa sustentável, visando a redução do impacto ambiental, melhorando as condições sociais da sociedade e propiciando economia para a empresa e seus colaboradores.

Esse trabalho será publicado na Latin American Journal ofManagement for Sustainable Development, importante veículo de pesquisas científicas sólidas sobre sustentabilidade empresarial e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto latino-americano. O docente, Lucas, informou que ambos projetos foram desenvolvidos nos laboratórios do curso de Eng. Civil no Unileste, em Coronel Fabriciano.

Para o coordenador da graduação, Fabrício Moura Dias, “a aprovação dos artigos em um evento de abrangência internacional, além de oportunizar aos envolvidos fazerem novas conexões profissionais e adquirirem experiência, desenvolve metodologias que fomentam progressos para a realidade regional e propicia o engajamento de estudantes e professores na elaboração e execução de projetos científicos e de investigação”, conta.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema