jun

Café Cinematográfico aborda Copa do Mundo e ditadura militar

Cena de Filme

Aproveitando o clima da Copa do Mundo, esta edição do Café Cinematográfico do curso de Comunicação Social do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) exibe, neste sábado (19/6), o filme O Ano em que meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger. Aberto ao público e com entrada gratuita, o evento será realizado a partir das 8h30, no Auditório Otton Fava, campus Coronel Fabriciano. Para participar, basta comparecer ao local levando alimentos que serão compartilhados durante o café comunitário.

O drama nacional de 106 minutos, lançado em 2006, retrata o Brasil da década de 70, quando o país sofria o auge do regime militar e conquistava, por meio da seleção de Pelé, Tostão e Rivellino, o título de tricampeão da Copa do Mundo, no México. “Aproveitamos o calor da Copa para resgatar essa obra tão importante e significativa para o cinema nacional. Este filme aborda um importante período de nossa história, sob uma ótica rica e interessante”, comenta o professor Rodrigo Cristiano, responsável pela atividade.

Para o professor, um dos pontos fortes do filme é retratar os conflitos vividos no Brasil por meio do drama vivido por um jovem ao ser deixado pelos pais durante exílio ocasionado pela ditadura militar. “É uma história que almeja e consegue, de modo simples e excepcional, representar o momento de transição de um garoto que aos poucos deixa de ser criança para iniciar o momento de preparação para a adolescência. Fase tão conflituosa quanto a realidade vivenciada no país durante o período que é retratado pelo filme”, destaca Rodrigo Cristiano.

Nesta edição, a sessão de cinema comentado receberá como convidado o professor Willian Trevisani, também do curso Comunicação Social do Unileste, que fará a análise do filme, deixando importantes contribuições aos participantes.

Sinopse
Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2008, O Ano em que meus Pais Saíram de Férias narra a história do garoto Mauro, filho de dois militantes que são obrigados a se exilar devido à repressão da ditadura, na década de 1970. Mauro é, então, levado de Belo Horizonte para São Paulo para viver com o avô (Paulo Autran).

Logo que chega à cidade, o avô do garoto morre e ele é obrigado a viver com o vizinho, Shlomo Germano Haiut, que passa a adquirir importância significativa na vida do garoto. É neste contexto, em meio à tensão causada pela ditadura e as expectativas dos brasileiros com a Copa do Mundo no México, que se desenvolve a história.

Café Cinematográfico
Exibição do filme O Ano em que meus Pais Saíram de Férias (2006)
19/6 (sábado) – 8h30
Auditório Otton Fava – campus Coronel Fabriciano