Café Cinematográfico exibe As Bicicletas de Belleville

Cena Artística

_x000D_

Já experimentou a combinação de café, cinema e bate papo? Com esta proposta irresistível, o curso de Comunicação Social do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) convida para mais um Café Cinematográfico, neste sábado, às 8h30, no Auditório Padres do Trabalho, campus Coronel Fabriciano. Com entrada gratuita, o evento exibirá o filme francês As Bicicletas de Belleville, de Sylvain Chomet. Para participar, basta comparecer ao local levando alimentos que serão compartilhados durante o café comunitário

_x000D_

Lançado em 2003, As Bicicletas de Belleville é um desenho animado que possui grande potencial para agradar diversos públicos. “O filme chama atenção por sua narrativa forte e pela exploração de personagens caricatos e melancólicos, que apesar de serem construídos pela utilização de estereótipos, apresentam peculiaridades que os tornam únicos no enredo do desenho”, explica o professor Rodrigo Cristiano, coordenador da atividade.

Humor inteligente
Rodrigo também destaca que a narrativa do filme se constrói por meio de um humor inteligente e de elementos que reforçam a angústia dos personagens. “A melancolia presente na história ganha força pela narrativa lenta e a utilização de imagens em tons pastéis. Estes são apenas alguns dos vários artifícios utilizados no filme, que vale a pena conferir”, relata.

_x000D_

Sobre a escolha do filme, o professor conta que ele foi definido a partir da indicação dos próprios estudantes. “Será a primeira vez que exibiremos um desenho animado. Acredito que esta é uma ótima oportunidade de refletirmos sobre a importância da técnica clássica de animação, considerada a ‘mãe’ dos sofisticados recursos de computação gráfica utilizados atualmente nos filmes de animação”, aponta Rodrigo.

Sinopse
Indicado ao Oscar 2004 nas categorias melhor canção e melhor animação, As Bicicletas de Belleville narra a história de Champion, um garotinho triste adotado pela avó, Madame Souza. Para fazer a vida do menino feliz, a senhora o presenteia com um cachorro, mas o animal é logo esquecido pelo garoto. Na esperança de motivar a criança, a avó descobre seu interesse por bicicletas e o presenteia com uma. Com o passar dos anos, o jovem torna-se um grande ciclista, a ponto de participar de uma tradicional competição na França.

Café Cinematográfico
Exibição do filme As Bicicletas de Belleville
8 de maio (sábado) – 8h30
Auditório Padres do Trabalho – campus Coronel Fabriciano