Católica de Brasília abre inscrições para cursos de graduação a distância

Núcleo de Educação Virtual

Estão abertas as inscrições para os cursos de graduação a distância oferecidos pela Universidade Católica de Brasília (UCB Virtual) em parceria com o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG). Ao todo, 13 cursos estão em oferta, nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Sociais Aplicadas.

As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 23, no endereço eletrônico www.catolicavirtual.br. O processo seletivo está previsto para o dia 29 de novembro e será realizado de maneira presencial, nas dependências do Unileste.

Educação e tecnologia
Desde julho de 2000, quando o Núcleo de Educação Virtual (NEV) foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Unileste, a Instituição produz e implementa cursos a distância, além de pesquisar e difundir processos educacionais que fazem uso de tecnologias da comunicação e informação.

Atualmente, por meio de um convênio com a UCB, o Unileste viabiliza a oferta de cursos de graduação, especialização e extensão na modalidade Educação a Distância (EAD). As atividades são desenvolvidas em um espaço de aprendizagem colaborativa, com tutoria constante de professores mestres e doutores, aliados a um ambiente virtual de aprendizagem altamente interativo.

“O resultado desse trabalho é a ampliação do leque de opções em formação superior e educação continuada disponíveis no leste mineiro, além da facilitação do acesso à educação para aqueles que encontram empecilhos à realização de cursos presenciais” afirma o professor Joubert Fidelis, gerente do NEV.

Conhecimento sem fronteiras
Ainda segundo Joubert, “em um país de dimensões continentais como o Brasil, com grandes desigualdades interregionais e sociais, essa modalidade de ensino torna mais acessível o conhecimento atualizado, permitindo a superação de barreiras impostas pelo espaço e tempo”, declara.

Para atender às necessidades de seus alunos, a Católica de Brasília e o Unileste levam em consideração aspectos como as diretrizes da educação nacional, as demandas sociais e o perfil de seu público-alvo. A partir do projeto didático-pedagógico de cada curso, são selecionadas as tecnologias a serem utilizadas, adaptando-se conteúdo e atividades às linguagens próprias de mídias variadas.

Os cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação Virtual do Unileste são integrados a dezenas de outros pólos da UCB Virtual no Brasil e no exterior, incluindo países como Angola, Estados Unidos e Japão. “Assim como nos cursos ofertados presencialmente, a qualidade também é prioridade da EAD do Unileste. Por isso, a flexibilidade, a agilidade e o caráter multimidiático da internet são sempre utilizados a favor do aluno em curso na Instituição”, completa o gerente.

Conceito de qualidade
A Universidade Católica de Brasília é a melhor instituição de ensino superior privado do centro-oeste brasileiro, segundo o prêmio Melhores Universidades 2009, promovido pelo Guia do Estudante. No ranking das melhores escolas privadas, as universidades católicas ocuparam dez das 20 posições, o que comprova a qualidade do ensino oferecido por este segmento.

Para chegar aos resultados, cada consultor do Guia do Estudante classifica os cursos que lhe competem conforme os conceitos ‘excelente’ (cinco estrelas), ‘muito bom’ (quatro estrelas), ‘bom’ (três estrelas), ‘regular’, ‘ruim’ e ‘prefiro não opinar’. Para o ranking geral foram somados os indicadores de qualidade de cada curso e a quantidade de cursos estrelados de cada instituição de ensino.

Na região centro-oeste, a Universidade Católica de Brasília teve o melhor resultado entre as instituições privadas. Foram 18 cursos estrelados, sendo onze avaliados com quatro estrelas e sete com três estrelas. A Universidade ainda ficou como a segunda melhor do país nas áreas de Meio Ambiente e Ciências Agrárias.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023