maio

Cinema Comentado debate transtornos alimentares no Unileste

Mau Hábito

Neste sábado (8/5), alunos do curso de Psicologia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) convidam a população para uma sessão de Cinema Comentado, às 8h, no Auditório Otton Fava, campus de Coronel Fabriciano. Promovido pelo Centro Acadêmico de Psicologia (CAP), o evento será regado por um café comunitário, seguido de mesa redonda e debate sobre o filme Maus Hábitos, dirigido por Simón Bross.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia, Regina Lúcia de Souza, o filme servirá de base para uma discussão sobre transtornos alimentares em crianças e adultos, no âmbito da Psicologia, Psiquiatria e Nutrição. “A proposta é refletir, à luz do filme, sobre as relações sociais e culturais que envolvem os transtornos alimentares, bem como as possibilidades de intervenção interprofissional sobre o problema”, explica.

A sessão de Cinema Comentado tem entrada franca para alunos do Unileste, enquanto participantes externos deverão se inscrever mediante o investimento de R$ 5. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (31) 3846-5587.

Maus Hábitos
Com 103 minutos de duração, o filme Maus Hábitos narra a história de personagens que têm suas vidas unidas não apenas pelos laços familiares, mas, principalmente, pelos distúrbios alimentares. Matilde, uma jovem freira, acredita piamente no poder da fé. Secretamente, ela inicia um jejum místico para impedir uma inundação que acredita estar por vir. Por outro lado, Elena, uma mulher bonita e magra, tem vergonha do peso de sua filha, Linda, e faz de tudo para que ela esteja em forma no dia de sua Primeira Comunhão. Gustavo, pai de Linda, redescobre o amor nos braços de uma estudante cujo apelido é Gordinha.

A produção mexicana, lançada em 2007, chegou a ser considerada pela crítica cinematográfica como estudo de duas obsessões, a religiosa e a estética, tendo como ponto em comum a relação dos indivíduos com a comida. Embora seja um drama, o filme tem clima e fotografia de suspense. Trabalha com pouca luz e cores saturadas, que contribuem para dar à história certa aura de misticismo, recheada por traições, dor e contradições morais.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023