Colóquio recebe arquiteto de projetos do Pan-americano e Jogos Olímpicos Rio 2016

Vila Olímpica Vila Olímpica projetada por Silvio Todeschi e sua equipe_x000D_
A 4ª edição do Colóquio de Arquitetura em Aço, promovido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) conta com novidades. Uma delas é a participação de Sílvio Todeschi, arquiteto mineiro que apresentará os projetos realizados por seu escritório para os Jogos Pan-americanos e as Olimpíadas Rio 2016. A programação, gratuita, tem início nesta quarta-feira (11), às 13h, no campus de Coronel Fabriciano, e conta com o apoio da Usiminas.

_x000D_

Além de palestras e apresentações, o Colóquio também promoverá visitas às empresas de fabricação de aço na região. “Realizaremos visitas técnicas à Usiminas e Emalto, onde os alunos conhecerão, in loco, os processos de fabricação do aço”, destaca Danielly Garcia, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Aço na Arquitetura
Para Danielly, o evento constitui uma importante oportunidade de se discutir a aplicação do aço na Arquitetura. “Este é o momento para os participantes conhecerem as inovações tecnológicas e tendências da utilização do aço na construção civil, além de discutirem a sustentabilidade social, econômica e ambiental da matéria-prima”, afirma.

_x000D_

Ainda conforme a coordenadora, esta discussão ganha força pelo fato do curso de Arquitetura do Unileste estar inserido em uma região produtora de aço. “Este é o produto construtivo mais utilizado em edificações de grande porte. Por isso, é importante que nossos alunos estabeleçam contato com profissionais que atuam no universo de possibilidades de uso do aço”, ressalta.

Pan-americano e Grupo Corpo
_x000D_
As palestras que integram a programação do Colóquio retratam temáticas variadas e serão ministradas por renomados profissionais de Arquitetura, alguns premiados nacionalmente. Entre os convidados está o arquiteto mineiro Sílvio Todeschi, que apresentará os projetos realizados por seu escritório para o Pan-americano do Brasil e as Olimpíadas Rio 2016. A palestra será ministrada no dia 11, às 19h, no Auditório Senhor José Vicente Justino.

_x000D_

Outra participação destacada é a do arquiteto Carlos Alberto Maciel, que discorrerá sobre o Prêmio Usiminas, que ele acaba de receber pelo desenvolvimento do projeto arquitetônico da sede da companhia de dança Grupo Corpo, de Nova Lima. A palestra acontece no dia 12, às 19h, também no Auditório Senhor José Vicente Justino, em Coronel Fabriciano.

Pratas da casa
O Colóquio também contará com a participação de alunos e ex-alunos do curso de Arquitetura do Unileste. As estudantes Andréa Martins Grativol e Viviane Madureira Sales, apresentarão a pesquisa Seleção de sistemas construtivos pela Avaliação de Ciclo de Vida (ACV). O trabalho é resultado de um projeto de Iniciação Científica desenvolvido pelas estudantes na Instituição.

_x000D_

Em seguida, o ex-aluno Vinícius Cristian apresenta o projeto Abrigo Cápsula, resultado de seu trabalho final de graduação, e que concorre ao Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio.

_x000D_

Confira a programação do evento

4º Colóquio de Arquitetura em Aço
Unileste-MG – Campus Coronel Fabriciano