maio

Conciex discute tecnologias e crescimento regional

Sabendo da importância da discussão das questões científico-tecnológicas no campo acadêmico e suas contribuições para o desenvolvimento industrial da Região Metropolitana do Vale do Aço, o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) promove, entre os dias 24 e 29 de maio, o VI Congresso da Área de Ciências Exatas (Conciex), no campus Coronel Fabriciano.

Nesta edição, o evento discutirá o tema Tecnologias para o Crescimento Regional e espera reunir mais de 2 mil pesquisadores, docentes e estudantes em torno de palestras com profissionais convidados, minicursos, exposições de trabalhos científicos e visitas técnicas. As atividades têm entrada gratuita e são abertas ao público. A programação do Conciex e as inscrições, que já se encontram abertas, estão disponíveis no site www.unileste.edu.br/conciex. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail conciex@unileste.edu.br.

O Congresso é resultado de uma ação conjunta dos cursos de Computação – Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Metalúrgica e dos cursos tecnológicos em Manutenção Industrial, Processos Metalúrgicos, Redes de Computadores e Soldagem.

Contribuições para a região
De acordo com o professor Antônio Machado, presidente da comissão organizadora do Congresso, o evento representa um importante espaço para a discussão sobre as perspectivas de desenvolvimento industrial da região. “Estamos vivendo um momento de plena expansão e crescimento do país e de nossa região. Por isso, é importante refletir de que maneira as tecnologias e a atuação dos futuros profissionais da área de Exatas podem contribuir com este cenário”, aponta o professor.

Ainda segundo o docente, o evento busca evidenciar as produções científicas e tecnológicas do Unileste e suas contribuições para a região, que conta com a presença de importantes empresas industriais, como a Usiminas, AcerlorMittal e Cenibra. “Nossos alunos têm desenvolvido importantes projetos, que em muito contribuem para as empresas e para o desenvolvimento regional. Queremos destacar a importância destes benefícios à comunidade”, ressalta Machado.

Destaques da programação
A abertura do Conciex será marcada pela realização de mais de 50 minicursos, das mais variadas temáticas, nos períodos diurno e noturno. A novidade desta edição do evento ficará a cargo da exposição de trabalhos científicos de alunos do Unileste na Galeria Espaço B, no campus Coronel Fabriciano.

Nos dias 26, 27 e 28 acontecem as palestras com profissionais convidados, sempre a partir das 19h, no Teatro João Paulo II. Dentre elas, podem ser destacadas Aplicações de Processos de Usinagem na Indústria Metal Mecânica, com o gerente Fúlvio Duarte, da Tooltech Comércio de Ferramentas; Sítio Ramsar- Conservação e Uso Racional das Zonas Úmidas, com Marcus Vinícius de Freitas, gerente do Parque Estadual do Rio Doce; e Oportunidade Profissional: o que Você Faz para Merecê-la, com Rodrigo de Cássio, da Log Automação e Sistemas.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023