dez

Coordenador do curso de Engenharia Elétrica participa de evento da UTFPR

O coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Me. Luciano Bittencourt, participou no final de outubro de evento on-line organizado pelo curso de pós-graduação em Engenharia Automotiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Na oportunidade, o docente ministrou a palestra Projeto de motores elétricos para veículos eletrificados” para engenheiros eletricistas e mecânicos de grandes organizações brasileiras e globais.

De acordo com Luciano, os veículos elétricos fazem frente às demandas de sustentabilidade e de redução dos impactos ambientais causados pelas emissões de materiais particulados – resultado do processo de geração de potência mecânica nos veículos tradicionais.

“Ao considerar a potência elétrica como fonte de energia para os novos veículos, os motores elétricos devem ser capazes de atender às condições de direção, segurança e confiabilidade. Portanto, o projeto de máquinas elétricas rotativas para esta aplicação deve vislumbrar um produto capaz de evidenciar características específicas para um desempenho satisfatório e de confiança”, ressalta.

Ainda segundo o docente, a troca de informações e a participação em eventos que relacionam as áreas de Engenharia Elétrica e Engenharia Automotiva promovem, neste caso, a integração de conceitos e ideias relacionadas às máquinas elétricas rotativas em diferentes aplicações.

“Por um lado,  estes equipamentos são amplamente utilizados na área industrial, um ambiente muitas vezes agressivo, para o controle de processos e o acionamento de outros equipamentos que demandam potência mecânica para o cumprimento de suas funções. Por outro, como uma tecnologia mais adequada à necessidade, os motores elétricos são utilizados em veículos elétricos e híbridos para a produção de torque mecânico, devendo para tal, estarem em conformidade com espaços físicos limitados e diversas condições térmicas e físicas”, completa.

Engenharia Elétrica

O curso forma profissionais com sólidos fundamentos da Engenharia, capazes de atender com competência as exigências da profissão e do mercado de trabalho, em atendimento também à sociedade e aos setores socioeconômicos locais, regionais e nacionais. Os profissionais da área atuam nas empresas concessionárias de energia elétrica, nas indústrias, em órgãos regulamentadores, nas empresas de projeto e de consultoria, órgãos públicos e em instituições de ensino e pesquisa. Saiba mais clicando aqui.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

30 abril 2024