Curso de Administração promove 14º Empresa-Ação

14º Empresa-Ação

Com o objetivo de possibilitar aos estudantes a vivência prática do dia a dia de um empreendedor, o curso de Administração do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) promove, de segunda (9) a sexta-feira (13), sempre de 19h às 22h30, a 14ª edição do projeto Empresa-Ação. Com entrada gratuita, o evento será realizado no Centro Esportivo do campus de Coronel Fabriciano, e conta com o envolvimento dos cursos de Ciências Contábeis e Comunicação Social.

Neste semestre, o Empresa-Ação reunirá dez empresas, que ofertarão aos visitantes a venda dos mais diversos produtos e serviços, como saborosos pratos da culinária mineira, italiana e chinesa, doces, salgados, cosméticos, roupas e outros. Entre as atrações do evento, haverá desfiles de peças íntimas femininas e masculinas, bolsas, calçados e acessórios.

Vocação empreendedora
Criado em 2003, o projeto oportuniza aos estudantes o desenvolvimento de sua vocação empreendedora, por meio da vivência de práticas que vão desde o processo de abertura ao funcionamento e encerramento de empresas de comércio e prestação de serviços. “Este desafio é lançado aos alunos desde os primeiros dias de aula do semestre letivo. A cada edição, temos alcançado melhores resultados, graças ao comprometimento dos alunos, professores, coordenadores, e de todos os setores que trabalham para a constante melhoria do evento”, explica a professora Maria do Rosário Martins, coordenadora da atividade.

Ainda segundo a professora, por se tratar de um exercício prático, as empresas serão avaliadas por uma comissão julgadora, formada por empresários, professores, colaboradores e alunos da Instituição. A classificação das três melhores empresas será divulgada no dia 28/11, durante o evento de encerramento do semestre letivo.

Campanhas publicitárias
A participação dos alunos do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda no Empresa-Ação é marcada pela elaboração das campanhas publicitárias às empresas participantes do evento. “Separamos grupos de estudantes por agências, que foram responsáveis por elaborar desde o planejamento da campanha publicitária, até a criação de logotipos, peças publicitárias e o desenvolvimento de ações estratégicas para divulgação das empresas”, detalha a professora Patrícia Oliveira que, juntamente com o professor Wagner Arcione, coordena as atividades da disciplina Planejamento de Comunicação.

Segundo Patrícia, uma das novidades desta edição do evento é a elaboração de campanhas publicitárias para televisão. “Neste semestre, a Instituição nos abriu espaço no Canal Unileste. Isto possibilitou aos nossos futuros publicitários o desenvolvimento de VT’s que poderão ser conferidos nos televisores disponibilizados em locais estratégicos dos campi de Coronel Fabriciano e Ipatinga”, relata.

Processo contábil
No Empresa-Ação, alunos do curso de Ciências Contábeis, coordenados pelo professor Fernando César Morais, ficam responsáveis por toda a parte contábil das empresas, desde a elaboração do contrato social, escriturações, acompanhamento das atividades e encerramento das mesmas, além de simulações sobre processos de fiscalização de órgãos do governo. “Por ser uma atividade prática, o projeto é de extrema importância para a formação profissional dos acadêmicos”, ressalta Fernando.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023