Curso de Enfermagem promove noite de conscientização sobre cuidados com a saúde

Imagem: Divulgação

Com o objetivo de dividir com a população conhecimentos que favoreçam a prevenção de doenças e o cuidado com a saúde, o curso de Enfermagem do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) promove, nesta sexta-feira (12), uma noite dedicada a apresentações de técnicas e práticas educativas, aberta à participação da comunidade. As atividades serão realizadas no campus universitário de Ipatinga, a partir das 19h.

Vitória Augusta Pires, professora responsável pelo evento, explica que a proposta faz parte das ações acadêmicas da disciplina Práticas Educativas em Saúde. “A partir do estudo de autores como John Dewey, Lev Vigotsky e Paulo Freire, os alunos irão apresentar práticas educativas com o objetivo de estimular reflexões sobre a relação entre os hábitos adotados cotidianamente pelas pessoas e sua qualidade de vida e saúde”, destaca a docente.

Durante o evento, os universitários apresentarão diversos materiais informativos sobre a prevenção e o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, câncer da próstata, do pênis e do pulmão, diabetes e hipertensão. Ainda serão abordados temas como aleitamento materno e práticas de saúde ligadas especificamente à mulher, ao adolescente e ao público idoso.

“Nosso objetivo é favorecer a construção de um processo de aprendizagem ativa, em que os alunos possam adquirir conhecimentos através do desenvolvimento de ações que promovam a conscientização da população”, relata a professora Vitória, que também ministra a disciplina Política Públicas de Saúde nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Ciências Biológicas do Unileste.

Formação humanizada
Pra Sandra Maria Coelho Margon, coordenadora do curso de Enfermagem, a aplicação prática dos conteúdos teóricos transmitidos em sala de aula é um dos diferenciais do processo de formação profissional proposto pelo Unileste.

“Seja a partir de demandas percebidas na comunidade, ou por meio de projetos de extensão e de ações inseridas nos currículos das disciplinas, temos procurado oferecer aos alunos oportunidades de contato com a população para a socialização de informações, realização de orientações para a manutenção de uma vida saudável e prestação de serviços de saúde que, certamente, transformam o processo de formação acadêmica em uma experiência muito mais humanizada”, completa a coordenadora.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023