nov

Curso de História completa 10 anos e comemora com programação especial

Imagem: Santuário em Congonhas

O curso de História do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) dá início nesta terça-feira (9) a uma semana dedicada à celebração de seus dez anos de atividades acadêmicas. Reunidos em torno do tema História, Memória e Perspectivas, professores, alunos, convidados e profissionais graduados pelo curso participarão de uma extensa programação, aberta à participação da comunidade. A conferência de abertura do evento será realizada às 19h, no Auditório Padres do Trabalho, campus Coronel Fabriciano.

“A proposta é realizar um evento bastante festivo, capaz de proporcionar momentos de estudo, integração, prática e debate acerca dos desafios e oportunidades que se abrem para a profissão”, ressalta o professor Mauro Tarcísio Machado Borges, atual coordenador do curso. Em alusão ao aniversário de dez anos, a abertura da Semana de História contará com um momento de homenagem às professoras Maria Luciana Brandão Silva e Elisângela Barbosa, que no passado atuaram na coordenação do curso.

Programação
Com atividades que se estenderão até a sexta-feira (12/11), a programação da Semana prevê Mostra de História Documental (hall do Bloco B), conferências, mesas redondas, minicursos, visita técnica, feira de livros e apresentações culturais.

Entre os palestrantes que farão parte do evento, destaca-se a presença da professora doutora Ilka Miglio, da UFMG, que discutirá História, Memória e Perspectivas durante a conferência de abertura, no dia 9/11. Já na noite do dia 10, às 19h, professores do curso e profissionais de referência no Vale do Aço estarão juntos em uma mesa redonda para a realização de um debate sobre o tema Memórias Institucional e Regional.

Os minicursos previstos terão início na quinta-feira (11) e abordarão os temas A Lei nº 10.639 de 2002 no Contexto da Educação Brasileira; Fundamentalismos; Homofobias: Perspectivas e Desafios; e Raízes Culturais de Ipatinga. No mesmo dia, a mesa redonda A Voz dos Egressos favorecerá discussões sobre o mercado de trabalho e suas perspectivas para os profissionais de História.

Viagem pela História
A Semana de História do Unileste será encerrada com a realização de uma viagem às cidades de Congonhas, Tiradentes e São João Del Rey, sob orientação do professor Jezulino Lúcio Mendes Braga. Os estudantes envolvidos partirão do campus de Coronel Fabriciano no dia 12/11 e retornarão da atividade de campo no domingo (14).

“A viagem será importante para que os futuros profissionais da Educação tenham um contato mais direto com as particularidades do período colonial, a fim de que possam perceber as diferenças de tempo e espaço dentro das cidades históricas, e conheçam in loco museus e igrejas, o que facilita a compreensão dos procedimentos e técnicas de ensino fora de sala de aula”, destaca o professor Lúcio.

Outras informações sobre a Semana de História do Unileste podem ser obtidas pelo telefone (31)3846-5640. A programação completa do evento pode ser conferida em www.unileste.edu.br/semanadehistoria.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023