Curso de Pedagogia encerra projeto de valorização das práticas de leitura e escrita

Nesta sexta-feira (11), professores e alunas do curso de Pedagogia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) farão o encerramento do Projeto Interdisciplinar Da Leitura à Escritura. O evento tem início às 19h, no Auditório Otton Fava, campus Coronel Fabriciano.

De acordo com a professora Glória Dias Vitorino, coordenadora da atividade, o projeto teve como objetivo ampliar a participação dos alunos nas práticas sociais de leitura e escrita, por meio da oferta de múltiplas estratégias de mediação e de acesso à cultura letrada. “As atividades desenvolvidas oportunizaram aos professores e aos alunos reflexões sobre o jogo interlocutivo do ler/escrever, contribuindo, de forma significativa, para que os mesmos enriquecessem suas próprias leituras de mundo”, destaca a professora.

Para desenvolvimento do projeto, sete livros foram indicados para leitura até o final do semestre: O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago; Minha Vida de Menina, de Helena Morley; Guia Teórico do Alfabetizador, de Miriam Lemle; Preconceito Lingüístico, de Marco Bagno; Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus; Racismo e Anti-racismo na Educação, organizado por Eliane Cavalleiro; e Preciosa, de Sapphire.

“Considerando que os estudantes de Pedagogia são futuros agentes de letramento, percebemos que este projeto possui também uma função social. A valorização das práticas de leitura e escrita no ambiente universitário certamente favorecerá a formação de profissionais de educação capazes de estimular seus alunos no sentido desta mesma valorização”, finaliza Tereza Cristina Monteiro Cota, coordenadora do curso de Pedagogia.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023