Curso de Pedagogia encerra projeto de valorização das práticas de leitura e escrita
Nesta sexta-feira (11), professores e alunas do curso de Pedagogia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) farão o encerramento do Projeto Interdisciplinar Da Leitura à Escritura. O evento tem início às 19h, no Auditório Otton Fava, campus Coronel Fabriciano.
De acordo com a professora Glória Dias Vitorino, coordenadora da atividade, o projeto teve como objetivo ampliar a participação dos alunos nas práticas sociais de leitura e escrita, por meio da oferta de múltiplas estratégias de mediação e de acesso à cultura letrada. “As atividades desenvolvidas oportunizaram aos professores e aos alunos reflexões sobre o jogo interlocutivo do ler/escrever, contribuindo, de forma significativa, para que os mesmos enriquecessem suas próprias leituras de mundo”, destaca a professora.
Para desenvolvimento do projeto, sete livros foram indicados para leitura até o final do semestre: O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago; Minha Vida de Menina, de Helena Morley; Guia Teórico do Alfabetizador, de Miriam Lemle; Preconceito Lingüístico, de Marco Bagno; Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus; Racismo e Anti-racismo na Educação, organizado por Eliane Cavalleiro; e Preciosa, de Sapphire.
“Considerando que os estudantes de Pedagogia são futuros agentes de letramento, percebemos que este projeto possui também uma função social. A valorização das práticas de leitura e escrita no ambiente universitário certamente favorecerá a formação de profissionais de educação capazes de estimular seus alunos no sentido desta mesma valorização”, finaliza Tereza Cristina Monteiro Cota, coordenadora do curso de Pedagogia.
Publicado por Tiago Mendes