Curso de Psicologia apresenta trabalhos em Congresso Latinoamericano de Orientação Profissional

Semanas após a consolidação de um convênio com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o curso de Psicologia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) participa, nos dias 1 e 2 de outubro, do II Congresso Latinoamericano de Orientação Profissional e IX Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional e Ocupacional, em Atibaia, São Paulo.

Segundo Regina Lúcia de Souza, coordenadora do curso, ambos eventos reforçam o equilíbrio entre incentivo à pesquisa e exercitação prática, almejados pelo Unileste. “Por meio da Sedese, 15 estudantes do décimo período poderão atuar na orientação profissional e no acompanhamento dos processos de seleção de candidatos a vagas de emprego divulgadas pelos diversos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em funcionamento no Vale do Aço. E participando de eventos como o Congresso Latinoamericano, os estudantes poderão trocar informações e compartilhar experiências acadêmicas ligadas à pesquisa”, explica.

O II Congresso Latinoamericano de Orientação Profissional é promovido pela Associação Brasileira de Orientação Profissional (Abop), que congrega orientadores profissionais de todo o país. Durante o evento, o Unileste será representado pela professora Shyrlleen Alves e por cinco alunos do curso, que apresentarão pesquisas desenvolvidas durante a graduação.

Mercado e orientação profissional
Entre os trabalhos aprovados para apresentação no Congresso, a pesquisa intitulada ‘A representação social do mercado de trabalho para jovens do ensino profissionalizante’, desenvolvida pela aluna Rafaela Abreu, demonstra que as transformações do mercado atual criaram novas exigências no que se refere à qualificação, requisitando a aquisição de conhecimentos práticos e teóricos, capacidade de comunicação e abstração, além de qualidades individuais como responsabilidade, atenção e interesse pelo trabalho.

As investigações do trabalho ‘A influência da família no processo da escolha profissional de adolescentes’, da aluna Carine Santos, apontaram que a família é apresentada pelos teóricos como o principal fator influenciador no processo da escolha profissional. Essa escolha está inserida num contexto familiar que contém sua história, crenças e mitos.

Já a pesquisa ‘A prática em orientação profissional por graduandos do curso de Psicologia: um relato de experiência’, de Layane Gomes, Luís Mesquita e Nathália Martins, analisa as atividades práticas desenvolvidas através da disciplina ‘Orientação Profissional’, que têm como objetivo oferecer informação e orientação profissional a grupos de estudantes que estejam se preparando para o ingresso no ensino superior ou técnico-profissionalizante. Os três trabalhos foram realizados sob orientação da professora Shyrlleen Alves e serão apresentados no Congresso em forma de pôsteres.

“O olhar do psicólogo sobre o campo das profissões e sua percepção sobre os perfis indicados ao preenchimento de determinadas vagas funcionais são essenciais ao mercado contemporâneo. Assim, tanto as pesquisas, quanto as participações em Congressos e as oportunidades de prática no âmbito da orientação profissional contribuem para a capacitação de nossos alunos para atuação no espaço, cada vez mais importante, da Psicologia do Trabalho”, conclui a professora.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023