Geral

Cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil celebram Dia Mundial do Meio Ambiente

Os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil promovem, na próxima sexta-feira (05), às 19h, a palestra “Oportunidades no mercado do Saneamento Básico e Meio Ambiente”. O encontro, realizado via Google Meet, acontece em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972.

A palestra será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Paulo Vieira de Castro. Paulo é egresso do Unileste, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, e doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Para o docente Marcílio Cardoso, as datas comemorativas, para além de um registro no calendário civil, impõem reflexões à sociedade. Segundo ele, a tratativa das temáticas do meio ambiente e, por conseguinte, do saneamento, apresentam-se fundamentais para discussão dos estudantes.

“A pandemia de Covid-19 certamente fará com que a comunidade técnica e científica passe a avaliar com extremo interesse e cuidado como as ações do homem sobre o ecossistema e o desequilíbrio resultante podem estar atuando no frequente surgimento de patógenos cada vez mais nocivos. De igual forma, o saneamento básico se apresentará mais do que nunca como área de interesse e vultosos investimentos”, afirma.

De acordo com o coordenador dos cursos, Fabrício Moura Dias, as questões que envolvem o meio ambiente têm urgência em serem objeto constante de diálogos no meio acadêmico. “No Unileste, seguindo tendência mundial, adotamos em nossas práticas pedagógicas a construção de projetos que possibilitem aos estudantes uma visão ampla e sistêmica sobre o meio ambiente e a educação ambiental. Comemorar a data é dar a oportunidade de ampliação aos diálogos que irão contribuir com a formação profissional de nossos estudantes”, finaliza.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, é a principal data das Nações Unidas (ONU) para promover a conscientização e a ação em nível mundial em prol do meio ambiente. Ao longo dos anos, tornou-se a maior plataforma global de sensibilização pública sobre o tema, celebrada por milhões de pessoas em mais de 100 países.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

06 maio 2024
Educação Católica: Fermento de Fraternidade para um Mundo Mais Unido
06 maio 2024