2020
jul
01
Geral

Docente do Unileste tem artigo científico publicado em revista internacional

A docente do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e coordenadora de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão do Unileste, Gabriela Von Rückert, teve o artigo científico “Comparando fatores-chave da biomassa de cianobactérias em sistemas temperados e tropicais” (Comparing key drivers of cyanobacteria biomass in temperate and tropical systems) publicado no periódico internacional Harmful Algae. A revista é classificada como um fator de alto impacto na área ambiental. Para ter acesso ao artigo, clique aqui!

O trabalho foi articulado pela pesquisadora Alessandra Giani da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e contou também com a participação das autoras canadenses, Zofia Taranu e Irene Gregory-Eaves, que representam instituições importantes no Canadá; como o ministério do Meio Ambiente (Environment and Climate Change Canada) e a tradicional McGill University

O artigo visa contribuir para o entendimento dos fatores que promovem o crescimento de cianobactérias em uma escala espacial ampla, considerando regiões temperadas e tropicais. As cianobactérias são microrganismos fotossintetizantes produtores de toxinas e bem conhecidos por crescerem em excesso (floração) em ambientes aquáticos, ocasionando, frequentemente, a inviabilização do uso de recursos hídricos, como abastecimento público, recreação e irrigação.

Gabriela Von Rückert conta que o aumento de registro de florações de cianobactérias vem sendo associado às mudanças climáticas, uma vez que temperaturas mais elevadas favorecem o crescimento destas. Entretanto, o artigo traz que para o crescimento dos microrganismos não apenas temperatura e nutrientes são fatores importantes, mas também variáveis associadas à hidrodinâmica dos ambientes.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema