2020
set
15
Geral

Docentes do curso de Engenharia Química apresentam trabalhos no COBEQ

As docentes do curso de Engenharia Química do Unileste, Jaqueline Lacerda da Silva e Letícia Fabri Turetta, apresentarão artigos provenientes da Iniciação Científica, de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), de Projetos Integradores e de doutorado na 23º edição do Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ). O COBEQ é o maior e mais relevante evento de Engenharia Química no país, realizado a cada dois anos pela Associação Brasileira de Engenharia Química. Em virtude do atual cenário em relação à Covid-19, o Congresso será realizado entre 2 a 6 de maio de 2021, em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Os trabalhos de coautoria da docente Jaqueline Lacerda são oriundos dos TCCs de egressos do curso orientados por ela à época, com os temas “Filme de nanocelulose a partir da fibra da casca do coco” juntamente de Otávio Dias, Ailla Santana Souto e Letícia Vasconcelos Araújo; “Queima de lodo biológico em caldeira a biomassa de grelha rotativa na indústria de celulose”com Jamyla Félix e Renato Godoy Júnior e “Produção de bioplástico a partir do amido da casca da banana verde”, com Ana Célia Bernardo, Juliana Oliveira, Taiane Gonçalves e Joyce Assis.

Para a professora, ter o trabalho aceito em um dos maiores eventos da área é motivo de grande satisfação: “O Trabalho de Conclusão de Curso da Engenharia Química é estruturado na forma de artigo a fim de fomentar o compartilhamento da produção científica gerada por nossos estudantes ao longo do curso em eventos e revistas”.

A docente Letícia Fabri Turetta também é coautora de três trabalhos a serem apresentados durante o COBEQ, com os temas: “Produção e avaliação de carvão ativado a partir do glicerol”, juntamente de Giovanna Carvalho, Lucas Almeida, Leonardo Lima (coordenador do curso) e Ricardo Costa (docente do curso); “Protótipo de reator anaeróbio de fluxo ascendente e manta de lodo (UASB)”, com Giovanna Carvalho, Rinara Silva, Lucas Almeida, Lorena Alves e Iago Ribeiro e “Análise exergética de um resfriador industrial utilizado para a produção de clinquer” juntamente dos coautores Gustavo Henrique Silva, Túlio Anacleto e Andréa Costa.

Os dois primeiros são resultados do programa de Iniciação Científica e dos Projetos Integradores promovidos pela Instituição, respectivamente. Segundo a docente, as iniciativas são oportunidades para que “os estudantes desenvolvam pesquisas científicas para a formação do conhecimento e obtenham a vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais”. O terceiro trabalho é resultado do processo de aperfeiçoamento da professora em seu doutorado em Engenharia Química, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Iniciação Científica

Reconhecido por empresas e órgãos de fomento por sua capacidade produtiva de conhecimento científico e tecnológico, o Unileste incentiva o envolvimento de alunos e professores em projetos de pesquisa e iniciação científica. Os projetos desenvolvidos favorecem a qualidade do ensino, permitindo o aprofundamento de investigações teóricas e a busca de soluções para os problemas locais e de interesse da comunidade.

Projeto Integrador (PI)

O PI é uma atividade acadêmica que constitui o eixo condutor dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação do Unileste. A cada período letivo, os estudantes são estimulados a integrar conhecimentos e a desenvolver competências inerentes ao campo profissional e/ou social, a partir do contato com situações reais. Na busca de soluções para os problemas identificados, os estudantes trabalham com materiais alternativos e vivenciam desafios coletivos, o que gera possibilidades de experimentação de novas técnicas e busca pela inovação.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema