set

Docentes do curso de Engenharia Química apresentam trabalhos no COBEQ

As docentes do curso de Engenharia Química do Unileste, Jaqueline Lacerda da Silva e Letícia Fabri Turetta, apresentarão artigos provenientes da Iniciação Científica, de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), de Projetos Integradores e de doutorado na 23º edição do Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ). O COBEQ é o maior e mais relevante evento de Engenharia Química no país, realizado a cada dois anos pela Associação Brasileira de Engenharia Química. Em virtude do atual cenário em relação à Covid-19, o Congresso será realizado entre 2 a 6 de maio de 2021, em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Os trabalhos de coautoria da docente Jaqueline Lacerda são oriundos dos TCCs de egressos do curso orientados por ela à época, com os temas “Filme de nanocelulose a partir da fibra da casca do coco” juntamente de Otávio Dias, Ailla Santana Souto e Letícia Vasconcelos Araújo; “Queima de lodo biológico em caldeira a biomassa de grelha rotativa na indústria de celulose”com Jamyla Félix e Renato Godoy Júnior e “Produção de bioplástico a partir do amido da casca da banana verde”, com Ana Célia Bernardo, Juliana Oliveira, Taiane Gonçalves e Joyce Assis.

Para a professora, ter o trabalho aceito em um dos maiores eventos da área é motivo de grande satisfação: “O Trabalho de Conclusão de Curso da Engenharia Química é estruturado na forma de artigo a fim de fomentar o compartilhamento da produção científica gerada por nossos estudantes ao longo do curso em eventos e revistas”.

A docente Letícia Fabri Turetta também é coautora de três trabalhos a serem apresentados durante o COBEQ, com os temas: “Produção e avaliação de carvão ativado a partir do glicerol”, juntamente de Giovanna Carvalho, Lucas Almeida, Leonardo Lima (coordenador do curso) e Ricardo Costa (docente do curso); “Protótipo de reator anaeróbio de fluxo ascendente e manta de lodo (UASB)”, com Giovanna Carvalho, Rinara Silva, Lucas Almeida, Lorena Alves e Iago Ribeiro e “Análise exergética de um resfriador industrial utilizado para a produção de clinquer” juntamente dos coautores Gustavo Henrique Silva, Túlio Anacleto e Andréa Costa.

Os dois primeiros são resultados do programa de Iniciação Científica e dos Projetos Integradores promovidos pela Instituição, respectivamente. Segundo a docente, as iniciativas são oportunidades para que “os estudantes desenvolvam pesquisas científicas para a formação do conhecimento e obtenham a vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais”. O terceiro trabalho é resultado do processo de aperfeiçoamento da professora em seu doutorado em Engenharia Química, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Iniciação Científica

Reconhecido por empresas e órgãos de fomento por sua capacidade produtiva de conhecimento científico e tecnológico, o Unileste incentiva o envolvimento de alunos e professores em projetos de pesquisa e iniciação científica. Os projetos desenvolvidos favorecem a qualidade do ensino, permitindo o aprofundamento de investigações teóricas e a busca de soluções para os problemas locais e de interesse da comunidade.

Projeto Integrador (PI)

O PI é uma atividade acadêmica que constitui o eixo condutor dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação do Unileste. A cada período letivo, os estudantes são estimulados a integrar conhecimentos e a desenvolver competências inerentes ao campo profissional e/ou social, a partir do contato com situações reais. Na busca de soluções para os problemas identificados, os estudantes trabalham com materiais alternativos e vivenciam desafios coletivos, o que gera possibilidades de experimentação de novas técnicas e busca pela inovação.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024