mar

Docentes do Unileste representam Vale do Aço em Conferência Nacional de Educação

A Conferência Nacional de Educação (Conae 2010), agendada para os dias 28/3 a 1º/4, contará com a participação das professoras Marlene de Araújo e Tereza Cristina Monteiro Cota, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG). Ambas foram eleitas delegadas estaduais durante a Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais (Coeed), realizada no ano passado. A Conae terá como sede o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e definirá as diretrizes educacionais do país para os próximos dez anos.

Segundo Tereza Cristina, que atua como coordenadora do curso de Pedagogia do Unileste, a Conae envolverá debates de todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. “A Conferência é um espaço aberto pelo poder público para a participação da sociedade civil no desenvolvimento da educação nacional. Durante o evento, teremos a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de políticas educacionais mais efetivas, voltadas para perspectivas de inclusão, igualdade e diversidade”, afirma.

Na etapa estadual, representantes de 853 municípios estiveram reunidos em Belo Horizonte para a construção do documento-referência que delineia o panorama educacional de Minas. O mesmo foi anexado a outros 26 documentos-referência, produzidos pelos demais estados. “Em conjunto, esperamos que essas definições influenciem a construção do Plano Nacional de Educação, que será discutido durante a Conae”, destaca a coordenadora.

Documento-referência
O documento-referência, elaborado durante a etapa estadual da Conferência, dispõe sobre seis eixos temáticos previamente estabelecidos: Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade; Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação; Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; Formação e valorização dos trabalhadores em educação; Financiamento da educação e controle social; e Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.

De acordo com o regulamento da Conae, os representantes eleitos durante a etapa estadual terão direito a voto e deliberação sobre estes seis aspectos no evento nacional. “Cerca de 4 mil pessoas envolvidas com a educação em todos os estados do país comparecerão à Conae. Não há dúvidas de que o encontro produzirá discussões muito importantes para a construção de um Sistema Nacional de Educação”, conclui Tereza.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023