Educação em debate: Unileste sedia Conferência Intermunicipal-Macro de Coronel Fabriciano

Nos dias 10 e 11 de agosto, as luzes do Teatro João Paulo II, no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) estarão voltadas para a realização da ‘Conferência Intermunicipal-Macro de Coronel Fabriciano’. A partir das 8h, 243 delegados, representantes das 86 cidades que compõem as microrregiões do estado de Minas Gerais, estarão reunidos em torno de discussões sobre as políticas de Educação empreendidas pelos municípios e estados do país. De acordo com a organização do evento, cerca de 80 autoridades foram convidadas, entre prefeitos, secretários, além de representantes civis e militares.

Segundo a inspetora da Secretaria de Educação de Coronel Fabriciano, Maria Gonçalves Eller, o encontro promoverá debates acerca de temas e propostas a serem colocados em pauta na Conferência Nacional de Educação (Conae), agendada pelo Ministério da Educação para o ano de 2010, em Brasília. “Durante a Conferência Intermunicipal, profissionais da área, estudantes, agentes públicos e gestores terão a oportunidade de contribuir para a definição de metas para o desenvolvimento da Educação brasileira, que posteriormente serão apresentadas aos representantes nacionais que participarão da Conae”, afirma.

Articulação
A Comissão Organizadora Nacional da Conae tem como principal objetivo tematizar a educação escolar, desde a sua fase infantil até a pós-graduação. Para tanto, definiu o tema ‘Construindo um sistema nacional articulado de Educação’ como proposta central da Conferência Nacional. E em preparação ao encontro que será realizado em 2010, esta mesma temática será amplamente discutida nas conferências municipais, estaduais e do Distrito Federal.

Regionalmente, as reuniões estão sendo realizadas em etapas denominadas ‘micro’ e ‘macro’. “As micro conferências reuniram segmentos da sociedade civil de cada município do estado de Minas Gerais, enquanto a conferência macro reúne os representantes de cada microrregião. Coronel Fabriciano fez a sua própria reunião micro e agora sediará a macro conferência, reunindo delegados dos municípios com o objetivo de sugerir novas propostas, decorrentes das discussões realizadas nas reuniões micro”, explica a inspetora.

As ações propostas serão sintetizadas em eixos, à luz do documento referencial enviado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e, posteriormente, serão enviadas à Conferência Estadual, com realização prevista para o próximo mês de setembro. Os resultados de toda essa articulação serão definidos na Conferência Nacional, em Brasília.

06 maio 2024
Educação Católica: Fermento de Fraternidade para um Mundo Mais Unido
06 maio 2024
Avaliação Institucional 2024.1