jun

Espaço B recebe obras da artista plástica Fátima Santos

Fátima Santos

A partir desta segunda-feira (21/6), a Galeria Espaço B, no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), será preenchida por obras da artista plástica Fátima Santos, de Timóteo. Entre paisagens, naturezas mortas e retratos pintados a óleo, 20 telas compõem uma visão geral sobre a obra da artista, que usa o figurativo como cerne de sua produção.

Ligada à pintura desde os 14 anos, Fátima chegou a buscar formação na área, frequentando a Escola Guignard, em Belo Horizonte. Na mesma cidade, formou-se em Publicidade e Propaganda, mas embora tenha vivido algumas experiências em Comunicação Social, relata que a vocação para as artes plásticas a chamou de volta. “Deixei a pintura de lado em alguns momentos da minha vida, quando fui em busca de uma formação diferenciada, ou mesmo para cuidar da minha família. Mas minha grande paixão profissional sempre foi a pintura. Meu retorno às artes plásticas foi inevitável”, afirma.

Atualmente, Fátima mantém um ateliê em Timóteo, onde ministra aulas particulares e executa suas próprias produções. Os interessados em conferir a obra da artista poderão visitar a exposição no Espaço B, campus Coronel Fabriciano, até o dia 30 de junho. A mostra é aberta ao público e tem entrada franca.

Inspiração
Segundo Fátima o cotidiano é sua grande fonte de inspiração. “Busco referências no meu dia a dia, nos meios de comunicação e nos meus próprios sentimentos para a elaboração dos quadros. E, uma vez interessada em um tema, me preocupo em pesquisá-lo, estudando as possibilidades de criação e inovação sobre o que desejo retratar”, explica.

Embora a pintura acadêmica seja seu principal estilo de produção, sendo fiel à realidade visual, Fátima confessa que admira muito a pintura pós-impressionista de Van Gogh. “Ele é meu pintor favorito, e ouso dizer que me inspiro na forma vigorosa com que ele aplicava as cores em seus quadros”, relata.

A força expressiva das cores utilizadas por Fátima é completada nas telas por traços precisos, que revelam o talento da artista para o desenho. “Respeito os pintores que encontram na abstração um caminho estético próprio e original, mas prefiro me ater à arte acadêmica, valorizando a exatidão do desenho, sua relação com a pintura e a harmonia da composição”, completa.

Valorização
Quando questionada sobre a venda de seus quadros, Fátima afirma a impossibilidade de sobrevivência do artista apenas a partir da comercialização de suas obras. “Infelizmente, contamos na região com poucos espaços de valorização do que é produzido em artes plásticas. O Vale do Aço possui muitos artistas de qualidade, mas o público tem pouco ou nenhum acesso às suas criações. Sem visibilidade, não há venda, e isso obriga os pintores a abandonarem a área artística ou a buscarem outras fontes de renda”, ressalta.

Artistas e produtores culturais interessados em expor na Galeria Espaço B devem fazer contato com a Assessoria de Eventos do Unileste pelo telefone (31) 3846-5531 ou pelo e-mail eventos@unileste.edu.br. O espaço de exposições é cedido gratuitamente pela Instituição, com suporte operacional para a realização do evento.

21 a 30/6
Exposição Fátima Santos
Galeria Espaço B – campus Coronel Fabriciano
Aberto ao público, com entrada franca