Espaço B recebe obras de alunos da artista plástica Fátima Santos

Imagem: Fátima Santos entre alguns dos quadros da exposição Fátima Santos entre alguns dos quadros da exposição A Galeria Espaço B, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), recebe, a partir desta terça-feira (9/11), uma seleção de obras produzidas por alunos da artista plástica Fátima Santos. Entre as 15 telas que compõem a mostra, variados estilos e técnicas foram aplicados, demonstrando a liberdade criativa dada pela artista aos seus discípulos. A exposição tem entrada franca e permanecerá aberta ao público até o próximo dia 21, no campus Coronel Fabriciano.

De acordo com Fátima, que se dedica à pintura desde os 14 anos, a realização da mostra representa um incentivo à produção artística na região. “Infelizmente, contamos com poucos espaços de valorização do que é produzido em artes plásticas. O Vale do Aço possui muitos artistas de qualidade, mas o público tem pouco ou nenhum acesso às suas criações”, ressalta.

Entre a mestra e a artista
Tendo sempre a pintura figurativa como cerne de sua produção, Fátima chegou a buscar formação na área, frequentando a Escola Guignard, em Belo Horizonte. Na mesma cidade, formou-se em Publicidade e Propaganda, mas embora tenha vivido algumas experiências em Comunicação Social, relata que a vocação para as artes plásticas a chamou de volta.

“Deixei a pintura de lado em alguns momentos da minha vida, quando fui em busca de uma formação diferenciada, ou mesmo para cuidar da minha família. Mas minha grande paixão profissional sempre foi a pintura. Meu retorno às artes plásticas foi inevitável”, afirma. Hoje, além de lecionar pintura em seu ateliê, em Timóteo, Fátima Santos se dedica a produções próprias, usando óleo sobre tela para a criação de paisagens, naturezas mortas e retratos.

Segundo a artista, o cotidiano é sua grande fonte de inspiração. “Busco referências no meu dia a dia, nos meios de comunicação e nos meus próprios sentimentos para a elaboração dos quadros. E, uma vez interessada em um tema, me preocupo em pesquisá-lo, estudando as possibilidades de criação e inovação sobre o que desejo retratar”, explica.

9 a 21/11 – de 8h às 22h
Exposição – Obras de Alunos do Ateliê Fátima Santos
Galeria Espaço B, campus Coronel Fabriciano
Evento aberto ao público, com entrada franca