Espetáculo do Grupo Encena integra programação do Encontrão Pré-universitário

Grupo Encena

Neste sábado (7), o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) recebe o espetáculo ‘Nunca lhe prometi um jardim de rosas’, do Grupo de Teatro Encena. As apresentações, com sessões às 8h30 e 13h30, serão realizadas no Teatro João Paulo II, campus de Coronel Fabriciano, e têm entrada gratuita. O espetáculo integra a programação do Encontrão Pré-universitário do Unileste.

Com texto e direção de Gilson Magno, a montagem é um mergulho ao universo simbólico, em que a loucura e a sanidade se encontram para desvelar dramas, medos e angústias presentes no cotidiano humano. Dentre as relações retratadas estão fragmentos de histórias de uma mãe que perde o seu filho, de uma noiva deixada no altar no dia de seu casamento e de um homem que é devorado pela ganância.

No elenco do espetáculo estão alunos do ensino médio do Colégio Padre de Man, que durante todo o ano participam de aulas semanais de teatro com o professor Gilson Magno. Desde 2005, quando foi criado, o Grupo Encena já apresentou diversas montagens teatrais, como ‘O auto da Compadecida’, ‘Sonho de uma noite de verão’, ‘Auto da barca do inferno’ e ‘A herança’.

Universo da loucura
‘Nunca lhe prometi um jardim de rosas’ partiu de uma pesquisa sobre o universo da loucura, baseada no estudo de importantes obras como ‘O Alienista’, de Machado de Assis, o documentário ‘Estamira’, de Marcos Prado, além do livro da escritora Hannah Green, homônimo ao espetáculo. “A partir destas leituras, iniciamos um processo colaborativo. Cada aluno contribuiu com a criação de personagens e fragmentos de histórias que retratassem as mais diversas loucuras que fazem parte de nosso dia a dia”, explica o diretor.

Executado em linguagem performática, o espetáculo se apropria de recursos como o vídeo, a dança e a música. “Deixamos o texto em segundo plano, priorizando outros recursos para intensificar o campo das sensações e da subjetividade. Assim, o espetáculo ritualiza o corpo, um dizer sem palavras, uma celebração da vida e da morte, da loucura e da sanidade, dando várias possibilidades de leitura ao espectador”, ressalta.

Encontrão Pré-universitário
Além da apresentação teatral, durante todo o sábado, o Unileste estará de portas abertas à população do Vale do Aço por meio de seu tradicional Encontrão Pré-universitário. De 8h às 17h, os campi de Coronel Fabriciano e Ipatinga serão movimentados por mostras de atividades acadêmicas, visitas guiadas aos laboratórios, palestras, estandes, atividades físicas e de promoção da saúde, espaços de lazer e apresentações culturais. O evento tem entrada franca.

Como novidade, esta edição do Encontrão contará com a participação de entidades como a Cenibra, ArcelorMittal e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE-MG), que disporão de estandes para apresentação de suas atividades, políticas de estágio e vagas disponíveis no mercado. Além disso, todos os visitantes contarão com espaços de orientação profissional dispostos nos dois campi do Centro Universitário.

Durante o evento, os visitantes poderão realizar inscrições para o processo seletivo dos cursos de graduação, ao investimento de R$10. A prova está agendada para o dia 13 de dezembro de 2009, com vagas abertas nas áreas de Ciências da Educação, Exatas, Saúde e Sociais Aplicadas. Grupos de estudantes e escolas interessadas em participar poderão agendar ou confirmar visitas pelo telefone (31)3846-5531. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.unileste.edu.br/encontrao.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023