Estudantes e professores do Unileste marcam presença em Colóquio Internacional da UFMG

Entre os dias 4 e 7 de agosto, o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) será representado por alunos e professores dos cursos de Psicologia e Pedagogia no XIII Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nesta edição, o evento homenageará o francês Eugène Enriquez, um dos expoentes intelectuais da Psicossociologia e Sociologia Clínica na atualidade, disciplinas que estabeleceram as primeiras pontes teóricas entre a Sociologia e a Psicanálise.

Para Regina Lúcia de Souza, coordenadora do curso de Psicologia do Unileste, a participação no evento é uma oportunidade de exposição da produção acadêmica do Centro Universitário. “Durante a graduação, incentivamos nossos alunos à pesquisa e à produção científica. E eventos como este funcionam como janelas para a troca de experiências entre professores e alunos de diferentes áreas e instituições de ensino”, afirma. As atividades do Colóquio serão realizadas no campus da UFMG no bairro Pampulha, em Belo Horizonte, contando com a participação de docentes e estudantes de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia e Pernambuco, além de pesquisadores da França.

Visões de mundo
Abordando visões de mundo, percepções e representações sociais de diferentes grupos da sociedade, ao todo, cinco trabalhos de docentes e alunos do Unileste farão parte da programação do Colóquio Internacional. No dia 5 de agosto, em Círculo de Debate, o estudante Adriano de Pinho apresentará o trabalho de iniciação científica intitulado ‘O trabalho nas matas de eucalipto: a visão de trabalhadores’. Joellen Ferreira e Lílian Paiva, por sua vez, discorrerão sobre o tema ‘A representação social do MST para estudantes universitários’. E os alunos Adilson da Silva e Lucas Camilo apresentarão o trabalho ‘A representação social de proprietários de terra sobre a monocultura de eucalipto’. Os estudantes selecionados para as apresentações são orientados, no Unileste, pela professora Marleide Marques de Castro, do curso de Psicologia.

Já na quinta-feira (6/8), a professora Stela Maris Bretas Souza, dos cursos de Psicologia e Pedagogia do Unileste, participará de uma mesa redonda, discorrendo sobre o tema ‘Família: os sentidos construídos pelos adolescentes a partir da emigração de seus pais’. Desenvolvido sob orientação da professora Márcia Stengel, da PUC-Minas, o trabalho tem por objetivo investigar como os jovens têm vivido e pensado a família a partir da ausência de seus pais, provocada pelos fenômenos de emigração. “A pesquisa revelou como a ausência dos pais interfere nas relações familiares e sociais dos adolescentes. A emigração das figuras parentais provoca uma fissura no modelo familiar nuclear, e essa abertura traz à tona conflitos latentes. Assim, a emigração, concebida inicialmente com o intuito de garantir melhores condições de vida àquela família, desencadeia uma ruptura, desestabilizando as relações afetivas entre seus membros”, explica Stela.

Também no dia 6 de agosto, o professor Admardo Gomes Júnior, do curso de Psicologia do Unileste, participará da mesa ‘Psicologia e relações sindicais: sociabilidade, trabalho e processos políticos’, apresentando o trabalho ‘Uma prática orientada pela Psicanálise na atenção à saúde em um sindicato’. Em sua participação, o professor pretende apresentar algumas questões surgidas em sua prática clínica como psicólogo no Departamento de Saúde do Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações de Minas Gerais (Sinttel-MG).

06 maio 2024
Educação Católica: Fermento de Fraternidade para um Mundo Mais Unido
06 maio 2024
Avaliação Institucional 2024.1