ago

Festival ‘Jovens Bandas’ abre inscrições para edição 2009

Festival ‘Jovens Bandas’

Os talentos musicais do Vale do Aço já podem se inscrever para a edição 2009 do festival ‘Jovens Bandas’. As inscrições seguirão abertas até o dia 30 de agosto através do site www.jovensbandas.com.br. As apresentações serão realizadas entre os dias 23 e 26 de setembro, no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), campus de Coronel Fabriciano. Espera-se que dezenas de bandas e centenas de músicos participem da competição, cujos prêmios em dinheiro totalizam R$ 3,5 mil.

De acordo com Antônio Lisboa, idealizador do projeto, o ‘Jovens Bandas’ se desenvolve em duas etapas, a primeira dedicada à inscrição, apresentação e avaliação das bandas; e um segundo momento, em que os dez primeiros grupos colocados participam da gravação de um DVD ao vivo. “Durante as apresentações, as bandas serão julgadas por um corpo de jurados. As três primeiras colocadas receberão troféus e prêmios nos valores de R$ 2 mil para a primeira, R$ 1 mil para a segunda e R$ 500 para a terceira”, explica. Ainda receberão troféus os grupos musicais classificados em primeiro lugar nas categorias melhor música inédita, melhor cantor e melhor instrumentista. O festival ‘Jovens Bandas’ é patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Diversidade
Valorizando a diversidade musical, o regulamento do festival prevê liberdade de estilo entre os competidores. Cada banda inscrita poderá executar três músicas, desde que pelo menos uma seja de autoria própria. A música inédita terá maior peso no julgamento das categorias melhor banda e melhor música.

“O festival vai ao encontro dos anseios dos garotos músicos que, nas praças, clubes e pátios das escolas sempre demonstram sua arte jovem, vibrante e modificadora. Além disso, ajuda a difundir e criar espaços para a música jovem no Vale do Aço”, afirma Antônio. Como novidade, o produtor adianta que o festival promoverá workshops e oficinas de música aos inscritos. “As expectativas são as melhores, porque além de produzir um show de encerramento com uma banda nacional de renome, criaremos oportunidades de troca de experiências e aprendizagem. Acredito que o ‘Jovens Bandas’ repetirá o sucesso de suas edições anteriores”, completa. Outras informações sobre o processo de inscrição podem ser obtidas pelo telefone (31) 9133 8448.

06 maio 2024
Educação Católica: Fermento de Fraternidade para um Mundo Mais Unido
06 maio 2024
Avaliação Institucional 2024.1