jun

Fundação Geraldo Perlingeiro de Abreu comemora 15 anos de atuação no Vale do Aço

Rogério Lana Para Rogério, é tempo de celebrar o caminho trilhado pela FGPA e de resgatar a memória do Doutor Geraldo Perlingeiro Abreu, que dá nome à Instituição Nesta quarta-feira (30/6), a Fundação Geraldo Perlingeiro de Abreu (FGPA) completa 15 anos de atividades realizadas junto à comunidade regional. Em comemoração à data, a Instituição convida a população do Vale do Aço para uma celebração ecumênica, seguida de momento cultural na Capela Santíssima Trindade, no campus do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), em Coronel Fabriciano. O evento tem início às 19h do dia 1º/7. Logo após, os convidados serão recebidos no Auditório Senhor José Vicente Justino para a realização de solenidade comemorativa, seguida de coquetel.

Para Rogério Lana Figueiredo, superintendente da FGPA, este é o momento de celebrar o caminho trilhado pela entidade, além de resgatar a memória do Doutor Geraldo Perlingeiro Abreu. “Ele foi um grande homem: educador, advogado, conferencista, e que mantinha qualidades profissionais e intelectuais raras em uma só pessoa. Junto ao Padre De Man, sempre lutou pelo desenvolvimento do Unileste, e pelo papel humanístico e formador que o Centro Universitário assumiu em nossa região”, destaca.

História
A FGPA foi criada em 1995, com a finalidade de contribuir para a realização de serviços assistenciais e de apoio financeiro aos estudantes, servidores e comunidade carente, bem como auxiliar na atualização profissional do corpo docente e funcionários administrativos do Unileste-MG. Após um ano de funcionamento, a Fundação foi reconhecida como entidade de utilidade pública pela Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano. Seu primeiro superintendente foi Paulo Procópio Monteiro da Silva Neto, que comandou a FGPA por mais de 10 anos.

Com a chegada da Ubec, em 2005, a Fundação precisou rever sua atuação. Em 2006 ganhou novo Estatuto, ampliando significativamente suas ações e passando a atuar nos cursos de pós-graduação lato sensu do Unileste-MG, e também nos projetos de pesquisa e extensão. “Ao longo de toda essa caminhada, o comprometimento da equipe que compõe a FGPA merece destaque. Desde a presidência, conselhos curador e fiscal, equipe administrativa, assessorias jurídica e contábil, todos têm trabalhado com afinco pela excelência da Instituição”, destaca Rogério.

Desenvolvimento regional
Em 15 anos de trabalho, a Fundação Geraldo Perlingeiro de Abreu tem gerenciado dezenas de projetos de pesquisa, extensão e ensino, ligados a entidades como a ArcelorMittal (Timóteo e Jequitinhonha), Fundação ArcelorMittal Acesita, Cenibra, Mavimoto, Prefeitura de Belo Oriente, Prefeitura de Coronel Fabriciano, Usiminas, Usipa, além do próprio Unileste-MG.

“As atividades da FGPA se refletem no desenvolvimento institucional, científico e tecnológico do Centro Universitário. Diante do contingente de profissionais qualificados anualmente pela Instituição, podemos dizer que a parceria entre a FGPA e o Unileste contribui para o aprimoramento profissional e o crescimento social da população do Vale do Aço e cidades circunvizinhas”, completa o superintendente.

Genésio Zeferino da Silva Filho, reitor do Unileste, afirma que “ter como aliada uma Instituição ativa como a FGPA alavanca os projetos sociais e acadêmicos da Instituição, beneficiando colaboradores, alunos e a comunidade como um todo”, ressalta.

Programação comemorativa
Data: 1º/7 (quinta-feira)
Local: Unileste – Campus Coronel Fabriciano

Celebração Ecumênica