mar
Ciências Contábeis

Imposto de Renda: coordenador de Contábeis orienta sobre as mudanças na Declaração do IR

O período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 (ano-base 2023) começou em 15 de março e vai até 31 de maio. Este ano, a declaração apresenta algumas mudanças importantes que os contribuintes precisam estar atentos.

A principal mudança é o aumento da faixa de isenção para R$ 2.640, o equivalente a dois salários mínimos. Isso significa que pessoas que receberam até este valor em 2023 não precisam declarar o imposto. Segundo a Receita Federal, as mudanças na tabela farão com que 4 milhões de contribuintes deixem de declarar o Imposto de Renda neste ano. Apesar disso, o Fisco espera receber 43 milhões de declarações em 2024, mais do que as 41 milhões entregues em 2023.

Robésio Gomes, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Unileste, destaca a importância de se manter atualizado para evitar cair na malha fina. “É importante que os contribuintes se informem sobre as regras de dedução para evitar erros na declaração. E em caso de dúvidas, é imprescindível buscar auxílio profissional qualificado”, afirma. O coordenador ainda esclarece que é possível ter acesso ao serviço contabilista de forma gratuita, no Unileste. “Para as Pessoas Físicas, temos uma equipe de estudantes e professores focados na elaboração de Declarações de IR sem custo no Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), parceiro da Receita Federal”, explica.

Efeitos da mudança e limite de deduções
O aumento da faixa de isenção causou uma série de outros efeitos na tabela do imposto de renda, pois as faixas superiores da tabela não foram corrigidas. “Isso significa que quem recebe mais de R$ 2.640 terá que pagar imposto sobre uma parcela maior de seus rendimentos”, indica Robésio.

Já os limites de deduções não mudaram em 2024. Ou seja, a dedução por dependente continua sendo de R$ 2.275,08, o limite anual para despesas com instrução é de R$ 3.561,50 e o limite anual para o desconto simplificado é de R$ 16.754,34.

A Declaração do Imposto de Renda 2024 também apresenta outras novidades, como:
-Aumento do limite de doações para algumas categorias, como o esporte;
-Possibilidade de doar para entidades da área de reciclagem;
-Campo para declarar criptoativos;
-Mudanças na declaração de empresas no “trust” no exterior;
-Preenchimento obrigatório de CPF de alimentandos no exterior.

Elaboração de IR no NAF Unileste
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) está com agendamentos abertos até o dia 16 de maio, para a elaboração da sua Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Os atendimentos são realizados no campus Coronel Fabriciano (Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário), Bloco V, sala 109, sempre às quartas, quintas e sextas-feiras, das 19h às 21h. Por dia são distribuídas 24 senhas para o serviço.

Interessados devem comparecer ao local nos dias e horários indicados levando os seguintes documentos:

• Cópia da última declaração (se tiver);
  • Comprovantes de rendimentos (inclusive dos dependentes);
  • Pagamentos de escola, planos de saúde, despesas médicas, odontológicas e planos de previdência privada;
  • Extratos bancários (posição patrimonial no início e ao final do ano);
  • Documentação dos bens a serem declarados (valor de aquisição ou venda);
  • Comprovação de dívidas (financiamentos, empréstimos);
  • Dados dos dependentes (nome, vínculo, data de nascimento e CPF);
  • Comprovantes de rendimentos em virtude de sentenças judiciais (se houver);
  • Rendimentos e comprovantes de pagamento de previdência oficial (autônomos) – necessário nº do PIS.

Além da elaboração de IR para Pessoa Física, o NAF preta serviços de consultoria contábil e fiscal gratuita para microempreendedores, microempresários, pessoas físicas e entidades; e orientação sobre abertura e legalização de empresas, obrigações fiscais, escrituração contábil e declarações fiscais.

Publicado por Brenda Duarte

06 maio 2024
Educação Católica: Fermento de Fraternidade para um Mundo Mais Unido
06 maio 2024