‘Mais Educação’: universitários atuam em programa de educação integral junto à Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

Alunos dos cursos de Comunicação Social, Pedagogia, Filosofia e Educação Física do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) participam nesta segunda-feira (31/8) da aula inaugural que marcará a ampliação das atividades do programa ‘Mais Educação’ em Coronel Fabriciano. Por meio do programa, de responsabilidade do governo federal, o município passará a contar com 12 núcleos de educação integral ligados à rede municipal, duplicando o número atual de pólos em funcionamento. Um dos núcleos de educação integral terá o Centro Esportivo do Unileste, no bairro Caladinho, como sede. O evento tem início às 8h no Centro de Artes do bairro Melo Viana.

“Os jovens universitários selecionados no Unileste atuarão como monitores junto aos alunos do ensino fundamental, acompanhando-os em atividades de esporte, lazer, cultura, artes e conscientização ambiental”, explica Maria da Glória Ferreira Giudice, secretária municipal de Educação e Cultura. Ao todo, 72 vagas foram disponibilizadas à atuação de universitários, divididos por áreas de formação e/ou habilidades específicas. Os trabalhos serão desenvolvidos em carga horária de 20 horas semanais, sendo 16 voltadas para atividades junto aos alunos e 4 horas destinadas a atividades de planejamento e coordenação.

“Como incentivo, os monitores receberão R$300 mensais referentes ao ressarcimento de despesas de transporte e alimentação decorrentes da prestação de serviços, mas não haverá nenhum vínculo empregatício. O trabalho desses estudantes deverá ser voluntário”, ressalta a secretária. Doutor Genésio Zeferino da Silva Filho, reitor do Unileste, acredita que a oportunidade de atuação dos universitários é valiosa. “A participação no projeto gera oportunidades práticas de aprendizagem e engajamento social aos nossos alunos. Estou certo de que a iniciativa renderá bons resultados a todos os envolvidos”, opina.

Oportunidades de aprendizagem
Em meio às atividades previstas pelo programa, Conceição Marques, professora do curso de Pedagogia e coordenadora do Setor de Relacionamento do Unileste, destaca iniciativas culturais como a constituição de grupos de dança, teatro, hip hop, artesanato, capoeira e canto coral. “Quatro dos universitários selecionados para atuação no projeto também participam do Coral Unileste, o que demonstra a disseminação de uma preocupação com a valorização da cultura regional, que faz parte da vocação e da missão institucional do Unileste”, declara.

Futebol de campo, futsal, judô, letramento, aulas de matemática e a elaboração de hortas escolares também fazem parte do programa, ampliando as possibilidades de aprendizagem e as oportunidades de vivência dos conteúdos aprendidos em sala de aula.

Qualidade do ensino
Dentre 853 municípios mineiros, apenas oito foram contemplados pelo programa ‘Mais Educação neste ano: Coronel Fabriciano, Contagem, Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Betim, Ibirité, Santa Luzia e Sete Lagoas. Glória Giudice explica que a adesão ao ‘Mais Educação’ representa um grande avanço na qualidade do ensino da cidade. “O aporte financeiro do programa permitirá que a prefeitura amplie os núcleos de educação em tempo integral, e o importante é que isso trará outros reflexos positivos, como a redução da violência, a geração de emprego e renda e possibilidade de melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no município”, completa.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023