2021
ago
17
Ciências Biológicas

Monitoramento hidrológico é foco de estágio de estudantes do curso de Ciências Biológicas

Os estudantes do curso de Ciências Biológicas do Unileste, Caroline Paula, Davi Cotta Capachi e Kethellin Naiara, realizam atividades de estágio vinculadas ao Programa Usiminas Mobiliza Todos pela Água, no Instituto Interagir. O Programa, em parceria com a Usiminas, tem como foco a preservação do meio ambiente, em especial a qualidade dos recursos hídricos na região do Vale do Aço.

Dentre as ações realizadas pelos estudantes estão o mapeamento, proteção, recuperação e preservação das nascentes da bacia hidrográfica do Ribeirão Ipanema, presente nos municípios que compõem a região do Vale do Aço, além de enriquecer o conhecimento dos acadêmicos acerca das diretrizes e leis que permeiam o trabalho ambiental realizado pelo Instituto.

Segundo a coordenadora do curso de Ciências Biológicas do Unileste, Dra. Isabela Crespo Caldeira, as atividades desenvolvidas pelos estudantes no estágio são de extrema importância tanto para eles quanto para a graduação. “Para os estudantes, é importante porque permite que eles vivenciem o cotidiano da profissão desde o início do curso, compreendam a dinâmica ambiental da região onde residem para que, futuramente, quando profissionais, possam atuar de maneira assertiva mitigando os problemas que se apresentam. Para o curso de Ciências Biológicas, as atividades contribuem grandemente para o desenvolvimento dos nossos projetos pedagógicos, que têm como eixo de formação as ações práticas dos estudantes, a inserção dos graduandos na profissão e na consolidação do conhecimento”, celebra a docente.

Monitoramento hidrológico 

O monitoramento hidrológico é um serviço responsável pela avaliação dos recursos hídricos do país. A área trabalha com dados sobre as condições atmosféricas que resultam no volume de chuvas, na vazão de rios, sobre a transferência de água e energia na superfície terrestre e na atmosfera, para que se possa compreender o ciclo da água, a dinâmica dos processos úmidos, as precipitações, entre outros.

No Vale do Aço, o Instituto Interagir realiza esse monitoramento e auxilia a rede de abastecimento de água da região, desde a captação até a distribuição nos municípios, no período de seca. Para o desenvolvimento dessas ações a atuação dos estudantes do Unileste são fundamentais, já que são esses que analisam o cenário e propõem soluções para reduzir impactos ambientais durante o período de estiagem.

Para o acadêmico do 6º período do curso, Davi Cotta Capachi, o estágio no Instituto Interagir, além de ser uma oportunidade de crescer e iniciar a sua jornada profissional, é também a chance de contribuir com a preservação do meio ambiente da região onde mora. “No estágio alinhamos teoria à prática, literalmente. Lá avaliamos vários fatores que contribuem com as mudanças climáticas e que impactam na área da bacia hidrográfica do Ribeirão Ipanema. Entender o processo de preservação hídrica sendo parte do processo me dá a noção de que sou parte disso tudo, que tenho a função de preservar e cuidar do meio ambiente como pessoa e profissional que estou me tornando.”

Instituto Interagir 

O Instituto Interagir é uma Organização não Governamental (ONG), braço social da Usiminas, sediado no município de Ipatinga. Foi fundado há mais de 10 anos por um grupo de profissionais multidisciplinares para o desenvolvimento de pesquisas e projetos em prol da melhoria da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente do Vale do Aço.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema