Mudanças no FIES: entenda os novos critérios do financiamento

A partir da edição 2024, metade das vagas do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) – programa do Ministério da Educação – serão reservadas para o FIES Social (instituído pela Resolução-FNDE n° 58/2024), direcionado a estudantes cadastrados no CadÚnico, com uma renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Para esses estudantes, o financiamento pode cobrir até 100% dos encargos educacionais.

Outra novidade do Fies 2024 é a ampliação do número de opções de cursos que o candidato pode escolher, agora até três, em diferentes áreas do conhecimento. Isso aumenta as oportunidades para os estudantes explorarem diversas possibilidades antes de tomar uma decisão final.

No novo modelo, também são destinadas mais vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, além de pessoas com deficiência. Além disso, as vagas serão prioritariamente distribuídas para cursos bem avaliados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), garantindo acesso a uma educação de qualidade. Marcelo Corrêa, pró-reitor Acadêmico do Unileste, enfatiza que as mudanças representam um passo crucial na democratização do ensino superior. “A reserva de vagas para estudantes de baixa renda são percebidas como uma oportunidade única para esses jovens iniciarem graduação”.

As inscrições para o programa estarão abertas de 12 a 15 de março, no Portal Único do MEC, com os resultados da seleção previstos para 21 de março.

Resumo das mudanças:

– 50% das vagas agora são reservadas para o FIES Social, que oferece condições especiais para estudantes de baixa renda (renda familiar per capita de até meio salário-mínimo) inscritos no CadÚnico.

– Mais vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, além de pessoas com deficiência.

– Se as vagas da ampla concorrência não forem preenchidas, as remanescentes também serão destinadas aos estudantes do FIES Social.

Publicado por Brenda Duarte

25 abril 2024