2020
jul
24
Geral

Centro de Reabilitação do Unileste entrega de cadeiras de rodas adaptadas

O Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual – CER II, do Unileste, realizou entrega de cadeiras de rodas adaptadas para mais de 160 pessoas com deficiência física das microrregiões de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Caratinga. Os equipamentos de locomoção foram fabricados a partir das medidas e necessidades funcionais de cada paciente.

De acordo com os profissionais do CER II, ter um meio auxiliar de locomoção adequado é essencial para a melhoria da condição da pessoa com deficiência. As entregas iniciaram no dia 20 de julho e se estendem até esta sexta-feira (31), no Campus do Unileste, em Ipatinga. Tanto os profissionais, como os pacientes e seus acompanhantes utilizaram máscaras e demais medidas de proteção à contaminação de Covid-19.

Para a Glaucilaine Ferreira, mãe da Maria Luísa Ferreira de Carvalho (3), as cadeiras de roda e de banho entregues já estão ajudando bastante na rotina dentro e fora de casa. “Estávamos ansiosos para receber os equipamentos. A Malu ficava muito torta e com a nova cadeira, com os apoios necessários e adaptada para ela, consegue ficar ereta, e tem mais independência para as atividades. Eu também acaba curvando muito a minha coluna na hora de auxiliá-la no banho e agora está bem mais fácil”, conta.

A Malu possui uma limitação congênita dos movimentos das articulações (Artrogripose múltipla congênita) e recebe atendimentos do Centro Especializado há 2 anos. “Eu e toda a minha família agradecemos no fundo no nosso coração por tudo o que o Unileste, o CER e a sua equipe tem feito pela minha filha. São todos muito atenciosos e organizados. E mesmo neste tempo de pandemia, se organizaram para realizar as entregas dos equipamentos de forma segura”, conclui Glaucilaine.

Fabricação das cadeiras

Antes da fabricação das cadeiras, os pacientes passaram por um diagnóstico o qual foi avaliado qual o tipo de cadeira adequado, necessidades específicas para encosto do tronco e cabeça, braços, pés, almofadas, cintos, entre outros. Nos últimos meses foi realizado o processo de pré-fabricação das cadeiras, observando o diagnóstico e medidas de cada paciente.

Durante as entregas, cada pessoa beneficiada com o equipamento de locomoção também realizou uma prova final da cadeira, direto na espuma. Quando observada a necessidade de ajustes, a empresa fabricante realizava na mesma hora as correções e finalização em uma oficina montada no próprio campus do Centro Universitário, e logo após foram feitas as entregas do material.

Atendimentos

Para ter acesso aos serviços gratuitos oferecidos pelo CER II, é preciso solicitar Encaminhamento (residentes de Ipatinga/MG) ou Tratamento Fora de Domicílio – TFD (não residente em Ipatinga – MG) na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência da pessoa com deficiência; anexar uma cópia de cada documento: certidão de nascimento ou RG, cartão SUS e comprovante de residência; entregar os documentos no Serviço de Autorização Médica (SAM) de Ipatinga – MG ou na Secretaria de Saúde do município. Em seguida, a solicitação é encaminhada ao CER II, o qual agenda e comunica a avaliação do paciente. Após a avaliação, o Centro realiza laudo de solicitação de órteses, próteses e materiais especiais e/ou atendimento terapêutico para autorização e início do tratamento.

O CER II

O Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual – CER II, alinhado à Política Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência e suas Diretrizes, atende gratuitamente pacientes com deficiência físicas, motoras, sensoriais e visuais, encaminhados pelos serviços públicos de saúde de 86 municípios provenientes das microrregiões de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Caratinga. Para as microrregiões de Governador Valadares, Mantena, Resplendor, Santa Maria do Suaçuí e São João Evangelista é ofertado apenas a reabilitação visual.

Os atendimentos terapêuticos e solicitações de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção são prestados e acompanhados por uma equipe multidisciplinar que se dedica à avaliação, prescrição, preparação e tratamento especializado para cada paciente. Entre os serviços oferecidos estão: avaliação e acompanhamento oftalmológico, ortopédico e neurológico; atendimento psicológico; assistência de enfermagem; fisioterapia; fonoaudiologia; treinamento de orientação e mobilidade; terapia ocupacional, concessão e manutenção de tecnologia assistida.

Dessa forma, o CER II contribui para o desenvolvimento de habilidades para que as pessoas com deficiência física e/ou visual adquiram autonomia, independência e melhoria da qualidade de vida. O Centro Especializado está localizado no Unileste, campus Ipatinga: rua Bárbara Heliodora, 725, Bairro Bom Retiro. Para mais informações entre em contato pelo telefone (31) 3846-5585.

Publicado por Daniella Andrade Oliveira

Notícias Recentes

25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema
22 abril 2024
Inscrições abertas para o Vestibular Bolsa Destaque 2024.2