2024
abr
02
Geral

Unileste entre os 3 melhores centros universitários de Minas 

O Unileste mais uma vez se sobressai no panorama do ensino superior no Brasil. Nesta terça-feira (02), o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2022, dois dos mais cruciais indicadores de qualidade no contexto educacional nacional. O Unileste alcançou  IGC 4, numa escala de 1 a 5, validando sua excelência. Essa conquista estabelece a IES como um dos três melhores centros universitários particulares do estado.

Desde a instituição do IGC em 2007, o Unileste se mantém como a única instituição de ensino superior particular na Região Metropolitana do Vale do Aço a alcançar tal resultado. Este feito demonstra o compromisso da Isntituição com a oferta de um ensino de qualidade, reconhecido pelos principais órgãos de avaliação do país.

O corpo docente e discente do Centro Universitário também obteve resultados expressivos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2022, consolidando a Instituição como referência em educação superior no Vale do Aço. Dos cursos de graduação oferecidos pela IES, 95% possuem conceito (CPC) 4 ou 5.

Entre as graduações do Unileste avaliadas no Enade 2022, todas alcançaram CPC 4: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Publicidade e Propaganda e Psicologia. Destacando-se, o curso de Jornalismo obteve a segunda melhor nota entre as instituições particulares de Minas Gerais; os cursos de Ciências Contábeis, Direito e Psicologia também foram notáveis, figurando entre os melhores cursos do Vale do Aço, no Enade Contínuo.

Para o reitor, Dr. Genésio Zeferino, a importância dessas conquistas transcende as notas obtidas, refletindo não apenas o desempenho acadêmico da instituição, mas também sua influência direta na decisão dos futuros estudantes ao escolher onde cursar suas graduações. “Nossos resultados no Enade são uma prova da solidez e do comprometimento de nossa comunidade acadêmica. As boas notas que nossos estudantes alcançaram no Enade não são meros indicadores de nosso desempenho acadêmico; elas representam a dedicação e a busca constante pela excelência de nossos professores, estudantes e equipe administrativa. É uma evidência de que nossos métodos de ensino, nossos programas e práticas pedagógicas estão alinhados com as demandas educacionais e do mercado de trabalho”, enfatiza.

Análise dos indicadores de qualidade  

A avaliação dos indicadores de qualidade, como o CPC e o IGC, baseia-se na análise dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o desempenho dos estudantes que estão concluindo os cursos de graduação. O cálculo do IGC é realizado anualmente, considerando a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos últimos três anos, bem como a avaliação dos cursos de pós-graduação de cada instituição de ensino superior. Esse índice varia de 1 a 5, sendo que as instituições que recebem notas 4 e 5 são reconhecidas pela excelência.

Durante essa análise, são considerados os conteúdos programáticos estabelecidos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitam o aprofundamento da formação geral e profissional, o grau de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial, além da satisfação dos universitários com as instituições de ensino superior, avaliada por meio de questionários.

Mais comemorações 

O Centro Universitário recebeu a notícia dessa conquista na semana em que comemorava seu aniversário de fundação. No dia 1º de abril, o Unileste celebrou 55 anos de uma história marcada pelo fortalecimento do desenvolvimento regional através da educação integral, da inovação, do empreendedorismo e do compromisso social. Desde então, a Instituição cresceu junto com o Vale do Aço, tornando-se uma referência na região e uma verdadeira escola de cidadania. Oferecendo mais de 20 cursos de graduação nas áreas de comunicação, tecnologia, gestão e negócios, saúde, engenharias e educação, além de programas de pós-graduação e opções de formação e atualização profissional na modalidade Educação a Distância (EaD).

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema