abr
Geral

Para além das salas de aula: alunos do curso de Direito do Unileste visitam penitenciária em Ipaba

Trabalho na Penitenciária Em média, 86,2% dos detentos da Penitenciária Dênio Moreira trabalham, e 45,9% estudam Na manhã desta quarta-feira (15), os alunos do curso de Direito do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) participarão de uma aula de pura realidade. Acompanhados pelo coordenador do curso, Wallace Carvalho, e pelo professor Fernando Celso Gardesani, que ministra as disciplinas Direito Penal I, II e III, os graduandos realizarão uma visita técnica à Penitenciária Dênio Moreira Carvalho, na cidade de Ipaba, Minas Gerais.

_x000D_

A atividade, com início a partir das 7h30, tem como objetivo a familiarização dos estudantes com a realidade carcerária brasileira, o que, de acordo com o professor Wallace, a teoria ministrada em sala de aula não consegue transmitir. “Precisamos preparar nossos alunos para o que os espera além das salas de aula. Com a visita, os estudantes terão contato com a realidade criminal no que diz respeito ao cumprimento das penas, proporcionando uma vivência que a academia, por si só, não pode produzir”, ressalta o coordenador.

Modelo de ressocialização
Considerada modelo nacional no processo de ressocialização de presos, a Penitenciária Dênio Moreira Carvalho, em Ipaba, tem capacidade para 348 detentos e desenvolve uma extensa frente de trabalho, viabilizada por parcerias com empresas da região. Em média, 86,2% dos presos trabalham nas áreas da marcenaria, tornearia mecânica, padaria, lavanderia industrial, fabricação de uniformes, serralheria, criação de gado, fabricação de tijolos ecológicos e reciclagem, enquanto 45,9% dos detentos dão continuidade aos seus estudos, matriculados no ensino médio ou fundamental.

_x000D_

Tais números tornam-se ainda mais significativos quando se considera que as 45 unidades prisionais de Minas abrigam cerca de 18 mil detentos, dos quais apenas 19,44% trabalham e 27,77% estudam. Diante disso, em 2008, a Penitenciária Dênio Moreira foi apontada como uma das dez melhores unidades prisionais do país pelo relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Carcerária, deputado Domingos Dutra.

25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema