2009
abr
14
Geral

Para além das salas de aula: alunos do curso de Direito do Unileste visitam penitenciária em Ipaba

Trabalho na Penitenciária Em média, 86,2% dos detentos da Penitenciária Dênio Moreira trabalham, e 45,9% estudam Na manhã desta quarta-feira (15), os alunos do curso de Direito do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) participarão de uma aula de pura realidade. Acompanhados pelo coordenador do curso, Wallace Carvalho, e pelo professor Fernando Celso Gardesani, que ministra as disciplinas Direito Penal I, II e III, os graduandos realizarão uma visita técnica à Penitenciária Dênio Moreira Carvalho, na cidade de Ipaba, Minas Gerais.

_x000D_

A atividade, com início a partir das 7h30, tem como objetivo a familiarização dos estudantes com a realidade carcerária brasileira, o que, de acordo com o professor Wallace, a teoria ministrada em sala de aula não consegue transmitir. “Precisamos preparar nossos alunos para o que os espera além das salas de aula. Com a visita, os estudantes terão contato com a realidade criminal no que diz respeito ao cumprimento das penas, proporcionando uma vivência que a academia, por si só, não pode produzir”, ressalta o coordenador.

_x000D_

Modelo de ressocialização
Considerada modelo nacional no processo de ressocialização de presos, a Penitenciária Dênio Moreira Carvalho, em Ipaba, tem capacidade para 348 detentos e desenvolve uma extensa frente de trabalho, viabilizada por parcerias com empresas da região. Em média, 86,2% dos presos trabalham nas áreas da marcenaria, tornearia mecânica, padaria, lavanderia industrial, fabricação de uniformes, serralheria, criação de gado, fabricação de tijolos ecológicos e reciclagem, enquanto 45,9% dos detentos dão continuidade aos seus estudos, matriculados no ensino médio ou fundamental.

_x000D_

Tais números tornam-se ainda mais significativos quando se considera que as 45 unidades prisionais de Minas abrigam cerca de 18 mil detentos, dos quais apenas 19,44% trabalham e 27,77% estudam. Diante disso, em 2008, a Penitenciária Dênio Moreira foi apontada como uma das dez melhores unidades prisionais do país pelo relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Carcerária, deputado Domingos Dutra.

_x000D_

Publicado por Tiago Mendes

Notícias Recentes

25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema
22 abril 2024
Inscrições abertas para o Vestibular Bolsa Destaque 2024.2