Parceria entre Unileste e UCB Virtual lança curso de extensão em Libras

Libras

Com o intuito de contribuir para a integração entre ouvintes e pessoas com deficiências auditivas, a Universidade Católica de Brasília, em parceria com o Núcleo de Educação Virtual do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), abre inscrições para o curso de extensão em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O material didático do curso é organizado em formato hipertextual, e as aulas são realizadas via internet. Os interessados em participar poderão realizar inscrições até o dia 28/6 na página www.unileste.edu.br/virtual.

A Lei Federal nº 10.436/2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua da comunidade surda do país, preconiza que cursos de capacitação sejam disponibilizados à população com o objetivo de amenizar a situação de exclusão que o indivíduo surdo vivencia ao longo de quase toda a sua vida. “Neste sentido, o curso proporciona uma base linguística em Libras para que estudantes e educadores ouvintes desenvolvam uma comunicação efetiva com os surdos”, explica o professor Joubert Fidelis, coordenador do Núcleo de Educação Virtual do Unileste.

Como critérios para realização do curso, os inscritos devem ter ensino médio concluído e conhecimentos básicos de navegação na internet. O curso tem duração de 60 horas, baixo investimento financeiro, e permite horários de estudo flexíveis, uma vez que as aulas são ministradas na modalidade de educação a distância. Outras informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (31) 3846-5555.

Programa
A grade de disciplinas do curso prevê aulas teóricas, com abordagem de temas como História da Educação dos Surdos; Comunidade, Cultura e Identidade Surda; Deficiência Auditiva, Tipos e Causas da Surdez; Língua Brasileira de Sinais – Conceito e Legislação; e Bilinguismo.

A parte prática do programa conta com aulas sobre Alfabeto em Libras; Substantivos Próprios; Saudações e Despedidas; Gramática; Cores; Expressões Faciais; Estrutura Frasal; Meios de Comunicação; Marcadores Temporais; Localização; Classificadores; entre outras temáticas.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023