Pesquisadoras do Unileste apresentam trabalhos em Encontro Anual de Psicologia, Psicanálise e Educação

Maria do Rosário e Aparecida de Faria Maria do Rosário e Aparecida de Faria apresentarão trabalhos no Encontro Anual Helena AntipoffEntre os dias 29 e 31 de março, o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) será representado no XXVIII Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, Psicanálise e Educação na cultura contemporânea, que será realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para esta edição, dois trabalhos produzidos por pesquisadoras dos cursos de Psicologia e Pedagogia foram aprovados para apresentação oral em sessões de comunicação do evento.

O Encontro é uma realização regular do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff que, a cada ano, focaliza um tema relacionado à obra da educadora, psicóloga e pesquisadora que dá nome à Instituição. A edição 2010 do evento contará com palestrantes oriundos de diferentes partes do Brasil e de países como Argentina, Canadá, França e Suíça.

Para Ana Marta Aparecida de Souza Inez, pró-reitora acadêmica do Unileste, a participação no evento representa uma oportunidade importante de compartilhamento de estudos e produções científicas entre pesquisadores de renome e instituições de educação. “O Encontro Helena Antipoff é um evento de referência, e a participação do Unileste no mesmo demonstra a qualidade das produções acadêmicas e das ações de pesquisa que temos realizado”, destaca.

Novo olhar sobre a Síndrome de Down
Selecionada para apresentação no Encontro, a pesquisa intitulada O fazer do psicólogo e a Síndrome de Down foi desenvolvida pela aluna Débora Folly, sob a orientação e parceria da professora Maria do Rosário Rodrigues.

De acordo com a estudante, o objetivo da pesquisa foi realizar uma revisão de literatura sobre a Síndrome de Down, lançando um novo olhar sobre o trabalho do psicólogo aplicado a esta deficiência. “Os resultados indicaram a prevalência de pesquisas de campo muito descritivas, havendo pouca representatividade da atuação do psicólogo no que se refere aos trabalhos analisados”, afirma.

Maria do Rosário aponta que a área carece de estudos experimentais e de intervenção. “É necessário que os psicólogos se insiram nas equipes multidisciplinares enquanto pesquisadores da Síndrome de Down”, ressalta.

Clássicos infantis e aprendizagem virtual
Representando o campo da Pedagogia, Maria Aparecida de Faria Gomes e Maria do Rosário Rodrigues produziram o estudo intitulado Bela Adormecida: o clássico em um ambiente virtual de aprendizagem, acompanhado do CD-ROM Recontando Histórias.

De acordo com as autoras, o trabalho apresenta uma proposta de ambiente virtual de aprendizagem capaz de explicar os movimentos estéticos das artes plásticas (como Cubismo, Impressionismo, Expressionismo e Surrealismo), tomando como fio condutor o clássico A Bela Adormecida. “Por meio deste conto infantil e de outros clássicos, aliados às tecnologias convergentes da Internet, buscamos ampliar a utilização de diferentes fontes de informação e de recursos tecnológicos para a construção de conhecimentos”, explica Maria Aparecida.

O CD-ROM comporta várias versões de clássicos e propostas de atividades relacionadas às histórias apresentadas. Por meio de recursos hipermidiáticos, o usuário é convidado a exercitar as funções psicológicas consideradas superiores, como a atenção, concentração, memória e percepção. “O CD-ROM favorece o exercício da arte como produção cultural, e a compreensão crítica do papel da mídia na democratização do conhecimento”, completa Aparecida.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023