Prefeitos confirmam presença em ‘I Simpósio Socioambiental da Região Metropolitana do Vale do Aço’

Vale do Aço

Representantes de seis prefeituras do leste de Minas já confirmaram presença na abertura do ‘I Simpósio Socioambiental da Região Metropolitana do Vale do Aço’. A partir das 19h desta sexta-feira (28), os prefeitos Chico Simões, de Coronel Fabriciano, Robson Gomes, de Ipatinga, Geraldo Hilário, de Timóteo, José Euler, de Mesquita, Ademir Siman, de Açucena e Joaquim de Melo, de Santana do Paraíso, se reunirão perante a sociedade civil com o objetivo de fomentar discussões sobre a importância do meio ambiente e de sua preservação, socializar experiências e pensar soluções conjuntas a serem desenvolvidas pelos municípios. O encontro promovido pelo Instituto Interagir, com apoio do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), será realizado no Teatro João Paulo II, no campus de Coronel Fabriciano.

Segundo o geógrafo Alessandro de Sá, diretor administrativo do Instituto, com a temática ‘Conjuntura atual e novas perspectivas’, o evento pretende promover a integração entre poder público, profissionais, pesquisadores, universitários e alunos dos níveis médio e profissionalizante em torno de discussões sobre os desafios e potencialidades da região no tocante às questões ambientais. “O futuro socioambiental do planeta é uma preocupação crescente de toda a humanidade. E no Vale do Aço isso não poderia ser diferente, por isso nos empenhamos na realização do Simpósio”, afirma.

Atividades
A programação do evento, que tem continuidade no sábado (29), prevê palestras sobre temas como Legislação ambiental, Recomposição de mata ciliar do Rio Piracicaba, Planejamento ambiental, Gestão de resíduos sólidos, Saúde Pública, Biodiversidade e Unidades de Conservação. “Queremos socializar o conhecimento, contribuindo para a conscientização das pessoas sobre a importância da sustentabilidade de nossas ações econômicas e sociais. Só assim conseguiremos construir um futuro mais verde e limpo”, opina o geógrafo.

Missão
O Instituto Interagir nasceu com a missão de discutir os desafios de expansão urbana e industrial do Vale do Aço, analisando os conceitos de qualidade de vida, segurança, habitação e educação, inseridos no atual contexto da Região Metropolitana. A iniciativa surgiu com o objetivo primordial de atuação junto às escolas de ensino fundamental, médio e técnico, mas ampliou-se, contemplando grupos universitários, turísticos e empresariais da região.

‘I Simpósio Socioambiental da Região Metropolitana do Vale do Aço’
28/8, 19h – Abertura
Local: Unileste-MG, campus de Coronel Fabriciano.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023