2020
maio
27
Evento sobre mercado cervejeiro
Curso

Produção e Mercado Cervejeiro é tema de webinar do Unileste

Produção e Mercado Cervejeiro é tema de webinar promovido pelo curso de Engenharia Química do Unileste. A palestra on-line será transmitida pelo Google Meet e conduzida pela ex-aluna do curso e mestre cervejeira da Cervejaria MasterPiece, Ingrid Matos. O evento ocorrerá nesta sexta-feira (29), e é aberto a toda comunidade acadêmica. Para participar, os estudantes interessados deverão realizar inscrição via Aluno On-line para ganhar horas complementares. Para participar, basta acessar o link.

Segundo o coordenador do curso, Leonardo Ramos Paes de Lima, a intenção do evento é promover um bate-papo com os estudantes e professores sobre o processo de fabricação da cerveja e o mercado em si, que tem crescido muito nos últimos anos. Esse mercado tem apresentado oportunidades para quem deseja apostar no ramo e empreender.

Segundo o 1º Censo das Cervejas Independentes Brasileiras (2019), promovida pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) em parceria com o Sebrae, o perfil dos empreendedores destaca o alto grau de escolaridade, sendo que 35% possuem graduação e 50% têm pós-graduação ou mestrado. Além disso, a maioria busca por especialização na área.

Com relação à distribuição geográfica, Minas Gerais está em terceiro lugar entre os estados com a maior quantidade de cervejarias independentes, com 13%. Em primeiro e segundo lugar, estão os estados do Rio Grande do Sul 20% e São Paulo 18%, respectivamente.

MasterPiece

A palestrante convidada, ex-aluna do curso de Engenharia Química do Unileste, Ingrid Matos, trabalha atualmente como mestre cervejeira na Cervejaria MasterPiece, localizada em Niterói, município do Rio de Janeiro. A fábrica, considerada uma das cervejarias mais sustentáveis da atualidade, conta com placas fotovoltaicas, reaproveitamento de água da chuva para limpeza, utilização do bagaço de malte para a confecção de cookies, brownies e barras de cereais, além de uso exclusivo de latas como embalagens.

Publicado por Daniella Andrade Oliveira

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema