jul

Professor de História do Unileste relaciona ‘caras-pintadas’ à minissérie ‘Anos Rebeldes’, da Rede Globo

Roberto Abdala Em seu texto, o professor procurou refletir sobre a relação entre a ficção e a ação dos jovens ao defenderem o impeachment do ex-presidente Collor A valorização do olhar e a conservação da memória são alguns dos principais instrumentos utilizados pelo homem contemporâneo para o entendimento da sociedade e de sua história. Pensando nisso, o professor Roberto Abdala, do curso de História do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), acaba de contribuir com o capítulo ‘Memória, imagem e outras histórias’ para o livro ‘Olhar: Imagem/Memória’ da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). O texto é um dos desdobramentos da tese de doutorado do professor, em fase de conclusão pelo departamento de História da UFMG.

“O livro vem com o tema imagem/memória, e é uma extensão da Revista Olhar, publicada regularmente pela Ufscar. Faço no texto uma abordagem da minissérie ‘Anos Rebeldes’, exibida pela Rede Globo, e procuro refletir sobre suas relações com a ação dos jovens que foram para as ruas defenderem o impeachment do ex-presidente Collor de Mello”, explica Roberto. Assentado em teorias que tratam a aprendizagem como processo mediado pela linguagem, o historiador está pesquisando acerca das articulações entre a exibição da minissérie, as memórias sociais sobre a ditadura civil-militar e as mobilizações dos chamados ‘caras-pintadas’ em 1992.

O objetivo editorial da Revista é proporcionar reflexões aos leitores sobre as possibilidades de lançamento de olhares mais críticos sobre a sociedade e a cultura contemporânea. Os interessados em adquirir exemplares da obra poderão enviar e-mail para j.monzani@uol.com.br, ou fazer contato com a editora pelo telefone (16) 3307-5740. Outras informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.meiotom.art.br/olharmemoria.htm.

06 maio 2024
Educação Católica: Fermento de Fraternidade para um Mundo Mais Unido
06 maio 2024
Avaliação Institucional 2024.1