Professor do Unileste é editor de Revista Internacional

Professor Francisco Reinaldo, à esquerda.

Já está no ar a nova edição da revista internacional eletrônica PracTeX Journal, editada pelo professor Francisco Antônio Fernandes Reinaldo, dos cursos de Computação – Sistemas de Informação e de Tecnologia em Redes de Computadores do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG). Com acesso gratuito por meio do endereço www.tug.org/pracjourn, a PracTeX Journal é a segunda maior revista internacional no que e refere à abordagem de assuntos relacionados à área de programação denominada LaTeX.

De acordo com o professor Francisco Reinaldo, os artigos publicados obedecem a um rígido processo de classificação. O LaTeX, tema de pesquisa da revista, é uma ferramenta tipográfica de altíssimo nível, que permite construir textos sem se preocupar com a estilização/formatação.

“Com este programa, o escritor pode se concentrar no texto e ganhar tempo, sem sofrer na tentativa de mover figuras que não ficam no lugar. É uma ferramenta muito utilizada por profissionais de construção de texto, revisores de originais e editores de diferentes áreas científicas”, ressalta.

A revista tem o suporte do TeX User Groups (www.tug.org), grupo de pesquisa internacional. Os artigos são os mais variados para dar suporte ao público específico em LaTeX. “Os benefícios que esta ferramenta oferece são inúmeros, pois é possível resgatar a criatividade na elaboração de textos, perdida com ferramentas de escritório”, conclui o editor.

Desenvolvimento
Francisco Reinaldo trabalha com LaTeX desde 2005, e numa viagem que fez para a República Tcheca, para apresentação de trabalho científico, passou a atuar na revista como redator de artigos, até chegar a editor chefe da publicação internacional.

No Unileste, o Laboratório de Inteligência Computacional (LIC), coordenado pelo professor, desenvolve pesquisas com o LaTeX desde 2008. De acordo com o coordenador do curso de Computação – Sistemas de Informação, Antônio Machado Filho, neste ano o LIC obteve a publicação de seis artigos internacionais sobre o tema. “A veiculação destes trabalhos por publicações internacionais demonstra a qualidade das pesquisas desenvolvidas no LIC”, completa Machado.

Trajetória
Francisco Antônio Fernandes Reinaldo é mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente está em fase de finalização de doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Portugal (Feup), por meio de intercâmbio entre a instituição e o Centro Universitário.

No Unileste, é responsável pelas atividades do Laboratório de Inteligência Computacional e pelo projeto de extensão Informática Solidária (Infosol). Publicou vários trabalhos científicos nacionais e internacionais, sendo o último apresentado no maior evento de Biocomputação do mundo, realizado em Calicut, na Índia, em fevereiro deste ano.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023