2009
ago
31

Professora do Unileste aborda evolução genômica em Congresso Nacional de Alimentação e Nutrição

Entre os dias 1 e 4 de setembro, o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) será representado pela professora do curso de Nutrição, Nilma Maria Vargas Lessa, no ‘10º Congresso Nacional da Sociedade de Alimentação e Nutrição’, que será realizado no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo. Cinco trabalhos inscritos pela docente foram selecionados para apresentação em forma de pôsteres.

Com o tema ‘Alimentação e Nutrição: dos genes à coletividade’, a programação do evento inclui simpósios, conferências, seminários, módulos de educação continuada e sessões de conversa com especialistas. Segundo Sérgio Paiva, presidente do Congresso, o tema escolhido reflete os avanços nas áreas de alimentação e Nutrição, impulsionados, em boa parte, pela revolução genômica. “Considerando-se a complexidade do tema, foram convidados para o evento renomados pesquisadores nacionais e internacionais, para discussão de assuntos que incluem, por exemplo, a atuação de nutrientes no nível do DNA, sua repercussão para a saúde, e questões como Nutrição e sustentabilidade”, ressalta.

Ana Laura Grossi, coordenadora do curso de Nutrição do Unileste, adianta que os trabalhos produzidos por Nilma são resultado de pesquisas realizadas na Instituição, e levam à comunidade científica importantes considerações acerca da evolução genômica. “Eventos como esse favorecem a socialização de experiências e facilitam a difusão do conhecimento produzido na academia. E esse espaço de compartilhamento é de extrema relevância ao processo de busca por soluções efetivas para os grandes problemas nutricionais de nosso país”, afirma.

Os trabalhos inscritos pela docente e selecionados pelo Congresso são intitulados ‘Análise da informação nutricional e dos ingredientes estabelecidos em rótulos de alimentos industrializados, fontes de ácidos graxos trans‘; ‘Análise sensorial de preparação de bolo com diferentes concentrações de canela’; ‘Consumo de ácidos graxos trans por adolescentes em escolas pública e privada’; ‘Composição centesimal do fígado de avestruz’ e ‘Qualidade protéica do fígado de avestruz’.

“O Congresso Nacional da Sociedade de Alimentação e Nutrição reúne trabalhos de reconhecida relevância científica, tanto em âmbito nacional quanto internacional. Por isso, acredito que levar a contribuição do Unileste a um evento desse porte será uma experiência enriquecedora”, declara Nilma.

Publicado por Tiago Mendes

Notícias Recentes

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023
26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software