nov

Professora e egresso do Unileste apresentam estudo sobre produção em aço inox

A professora Elizabeth Marinho Serra Negra e o egresso Frederick Teixeira Nunes, do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), participam nesta quarta (4) e quinta-feira (5) do XVI Congresso Brasileiro de Custos, em Fortaleza. O evento reúne pesquisadores, professores e estudantes, empresários, consultores, contadores, administradores e demais profissionais atuantes na área da Gestão Estratégica de Custos no Brasil.

Nesta edição, o Congresso adotou o tema ‘Custos ambientais e sua importância para a competitividade das empresas’. A proposta é discutir a importância das informações contábeis que devem subsidiar o processo de formulação de estratégias e novos posicionamentos frente às atuais mudanças ambientais do planeta.

Na oportunidade, a professora e o ex-aluno compartilharão os resultados da pesquisa ‘Redução de custos pelo estudo de tempos e movimentos aplicados em manufaturas de aço inoxidável’, realizada em uma empresa de Timóteo, no Vale do Aço.

Produção em aço inox
Na empresa pesquisada, Frederick Teixeira, sob orientação dos professores Elizabeth Marinho e Carlos Serra Negra, analisou o processo de produção de utensílios em aço inox, desde a entrada da matéria prima na fábrica até a entrega do produto final ao cliente. O estudo focou-se em dois produtos: churrasqueira e caixas de correios, por apresentarem maior vendagem.

A pesquisa baseou-se na metodologia tempos e movimentos, que consiste em um estudo dos sistemas de trabalho, em busca da redução de movimentos necessários e do tempo de produção para fortalecer a produtividade sem comprometer a qualidade final dos produtos.

O estudo apontou que o tempo de fabricação dos dois produtos analisados era muito extenso, uma vez que o trabalho era realizado por diferentes profissionais, cada qual executando o serviço à sua maneira. “Esses procedimentos resultavam na elevação do custo final e na falta de padronização destes utensílios, comprometendo a qualidade dos mesmos”, explica a professora Elizabeth Marinho.

Padronização dos procedimentos
Diante dos problemas diagnosticados, foram propostas ações na empresa, como a busca da padronização do método de fabricação dos produtos, a alteração de padrões de soldagem, treinamentos de funcionários e substituição de algumas matérias primas por outras de melhor qualidade.

A partir da incorporação destas mudanças, a empresa alcançou resultados satisfatórios. “Entre os benefícios colhidos estão a redução nos custos de produção e acabamento, além da padronização dos procedimentos, que garantiram produtos de melhor qualidade para os clientes. Isso comprova que mudanças simples podem impactar positivamente em todos os procedimentos da empresa”, conclui Elizabeth.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023